Polícia Civil recupera em Alfama carga avaliada em R$ 126 mil

Resposta rápida. Material estava escondido dentro da casa de acusado

A Polícia Civil conseguiu dar um golpe no crime organizado que afeta pessoas físicas a grandes empresas no Estado. Agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC) do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) conseguiram prender em flagrante um homem de 29 anos e recuperar uma carga avaliada em R$ 126 mil. O êxito foi obtido na madrugada de sábado, quando uma equipe da especializada de Porto Alegre veio ao Vale do Caí e “estourou” o local, na estrada Cruzeiro do Sul, na localidade de Alfama.

Polícia Civil, furto, roubo, carga recuperada, Montenegro
Homem foi preso pela Polícia. Foto: PC/Divulgação

Entretanto, a prisão e a recuperação da carga foram divulgadas pela Polícia Civil apenas na tarde de ontem. Além da carga diversificada, que tinha de sapatos a acessórios para banheiro, os policiais encontraram duas espingardas, sendo uma de calibre 20 e outra de 28. Uma delas estava com a numeração raspada.

O preso, que não teve a identidade revelada para não atrapalhar as investigações, responderá pelos crimes de receptação qualificada e posse ilegal de arma de fogo. Delegado interino da DRFC, Marco Guns, atribui o resultado obtido à capacidade diferenciada dos agentes, por possuírem um mapeamento de todas as quadrilhas especializadas em roubo de carga em atividade no Estado.

“Nós temos uma possibilidade máxima de recuperar os produtos roubados. A nossa dificuldade é comprovar o envolvimento dos presos com o roubo”, afirma o delegado. Para Guns, o destino de produtos roubados, depois de ficarem escondidos durante um tempo até o caso ser “esfriado”, são pequenos mercados e até a venda através da internet.

Polícia Civil, furto, roubo, carga recuperada, Montenegro
Armas foram encontradas pelos policiais. Foto: PC/Divulgação

Ele considera que o roubo a este caminhão foi um caso isolado e que o desafio a partir da prisão do primeiro envolvido é identificar os demais membros da quadrilha responsável pelo ataque. “Nós temos a nossa estratégia de investigação. Sabemos que há pessoas acima deste preso e que a quadrilha tem uma forma de atuação”, observa.

O policial destaca que o roubo de cargas é um crime que dá muito dinheiro aos envolvidos, com quadrilhas com focos específicos, como, por exemplo, carne, bens de consumo e vestuário, e normalmente não são praticados atos de violência às vítimas, sendo raros os casos de homicídios e latrocínios.

Ataque ao caminhoneiro aconteceu em Barra do Ribeiro
O ataque ao motorista de caminhão, de 29 anos, ocorreu no dia 14, às 22h, quando o motorista trafegava na BR-116, em Barra do Ribeiro, depois de carregar o veículo em Porto Alegre e rumar para Camaquã, onde fica a sede da empresa dona do caminhão. Abordado por cinco criminosos, o motorista foi deixado em Esteio enquanto eles trouxeram o caminhão para Montenegro.

O veículo foi encontrado pela Brigada Militar, no dia seguinte, de manhã, em uma estrada vicinal nas proximidades do km 21 da RSC-287, na localidade de Muda Boi. A carga não estava no veículo. A curiosidade é que enquanto agentes da Polícia Civil prendiam um homem e recuperavam a carga na madrugada de sábado, por volta das 8h15min a Brigada Militar localizou também em Alfama um caminhão, com placas de Cachoeirinha, roubado em Tapes. Já a carga, formada por gêneros alimentícios, estava intacta no interior do veículo.

Este caso também foi assumido pelos agentes da Delegacia de Roubo e Furto de Cargas, que investigará os responsáveis pelo roubo do caminhão e suas ramificações.

Caminhão foi abandonado em Muda Boi foto: BM/Divulgação

Últimas Notícias

Destaques