Queima de estoques, em diversos segmentos, traz benefício aos compradores, mas vendas não tiveram crescimento
No início do ano, é comum as lojas promoverem liquidações para “queimar” o estoque de produtos que ficaram do Natal. Outro propósito é aumentar as vendas em uma época do ano em que elas geralmente caem. A redução da atividade comercial decorre das férias, que levam muita gente para o litoral, e da falta de dinheiro, em virtude das festas de fim de ano.
Com a economia recém se estabilizando de uma crise, aproveitar as promoções do período é uma boa opção para economizar. Alguns comércios locais, inclusive, flexibilizam as condições de pagamento. Giovane Azeredo, gerente e funcionário há cinco anos de um estabelecimento especializado em vestuário, diz que a promoção de

verão, inicialmente, era um desconto de 25% se a pessoa levasse três peças. “Agora, uma só peça tem toda essa redução”, explica. A estratégia fez com que o movimento melhorasse, apesar de, segundo Giovane, não estar como nos anos anteriores.
Cleice Ventura, 22 anos, diz que o estabelecimento para o qual trabalha realizou a liquidação de verão na semana passada. “Como somos uma filial da rede, o cronograma com as datas vem pronto da matriz. Nós apenas seguimos o planejamento”, diz. O desconto oferecido nos itens de verão, dos calçados às roupas, chegou a 20%. “As vendas estavam bem abaixo da expectativa, na promoção. Mas acredito que é porque, em janeiro, o pessoal está na praia. Continuamos agora com a promoção de moda íntima. Movimenta a loja. As condições de pagamento também são bem atrativas. Trabalhamos com sete vezes sem juros, no crediário, e, no cartão de crédito, para 30 dias e mais quatro parcelas”, conclui.

Bruna Gatiboni Barcellos, de 32 anos, diz que sua loja está com desconto de até 50% nos produtos até o fim do mês. Integram os itens em oferta todas as peças de verão, incluindo calçados, com abatimentos a partir de 20%. A expectativa de vendas é boa, mas até essa primeira quinzena de janeiro, o percentual se manteve o mesmo do ano passado. O objetivo é aliviar o depósito para as novas coleções de outono, que chegam no fim de fevereiro. “Fecharemos, em percentual de vendas, sem déficit. As opções de pagamento também são bem acessíveis: até seis vezes sem juros no crediário, com primeiro pagamento para março, ou doze vezes fixas. No cartão de crédito, as vendas também ficam sem juros”, explica.
A loja de vestuário em que Janaína Wilke, 19 anos, trabalha investiu em três dias de descontos entre 10% e 50%. No sábado, as ofertas acabaram. “Apesar de o movimento estar inferior ao esperado, houve um crescimento de vendas nesse período em relação a 2016”, afirma. As condições de pagamento disponíveis também conquistam os clientes que pretendem levar mais de uma peça. “Fazemos em até dez vezes sem juros no crediário e em quatro vezes sem juros no cartão de crédito”, informa.
Consumidores querem ainda mais descontos

Sandra Almeida, 30 anos, está achando os descontos concedidos pelo comércio de Montenegro, nos produtos de verão, satisfatórios. Segundo ela, os itens que mais procura nesse período são calçados e roupas. “Mas compro mesmo o necessário”, afirma. Além dos valores mais baixos, ela ainda destaca o bom atendimento nos estabelecimentos. “Sempre sou bem recebida. No contexto geral, está tudo muito bom”, avalia.
Já Natalina dos Santos, de 61 anos, reclama que nem sempre é bem atendida e que os descontos não estão lá grande coisa. Ela entende que os preços, nas liquidações, poderiam ser menores. “Mesmo com a redução, algumas mercadorias ficam quase com o preço normal. Às vezes, as pessoas estão com o dinheiro contado e com o abatimento pequeno é mais difícil comprar”, declara.

A consumidora Claci Lúcia de Oliveira, 49 anos, compartilha o pensamento de Natalina. Segundo ela, poderia haver uma diminuição mais significativa nos valores. Ele pondera, por outro lado, que as liquidações tão apenas iniciando. “Os itens que procuro são roupas e calçados de verão. É uma boa época para compras. Mas alguns setores que comercializam eletro, por exemplo, deveriam apostar mais em descontos, para contemplar quem precisa”, arrisca. Sobre o atendimento no comércio montenegrino, ela salienta a cordialidade. “O atendimento é muito satisfatório”, completa.
Ofertas de fim de semana para atrair clientes
Gerente em uma loja de eletrodomésticos e móveis da cidade, Isaias Alves afirma que a liquidação já aconteceu. “Entre os dias 5, 6 e 7. O desconto dos produtos chegou a 50%. Agora continuamos com o show de ofertas, nos fins de semana”, informa. Mercadorias como ar-condicionado e alguns móveis integram as promoções. Alves afirma que, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de aproximadamente 5% nas vendas. “Poderia ter sido um pouco melhor. E, apesar do crescimento, não foi como o esperado”, queixa-se.
O período de descontão das lojas dura entre três e sete dias e geralmente abrange o sábado. O tempo é bom para que os consumidores possam avaliar as possibilidades antes de finalizarem a compra. Eventualmente, algum item desejado pode receber um desconto extra.