2.820 pessoas marcaram procedimentos no Hospital Montenegro no ano passado, mas não compareceram na data marcada. 790 eram consultas, 868 eram Fisioterapia, 731 eram exames e 421 eram revisão de Traumatologia. O prejuízo foi de R$ 133.545,66.
“Esse número é realmente alarmante e os gastos com eles são consideráveis, valor esse que poderia ter sido utilizado para investir em diversas áreas, melhorando a qualidade no atendimento aos pacientes que são atendidos diariamente no HM”, lamentou a direção da instituição, através de nota.
“Gostaríamos de pedir a colaboração de toda a comunidade, para não faltarem aos procedimentos marcados na instituição”, pede o Hospital. Para o caso de necessidade, o caminho deve ser o cancelamento: diretamente com a secretaria de Saúde do Município para o caso de primeira consulta; ou com o HM, através do telefone (51) 3649-0605 para as consultas de retorno.
Infelizmente, o problema não é restrito ao Hospital. Na rede básica municipal em Montenegro, com as UBS’s e ESF’s, a secretaria de Saúde estima que sejam cerca de R$ 30 mil desperdiçados mensalmente devido as faltas. Isso apesar de toda a divulgação e ações de conscientização junto à comunidade. Está faltando conscientização!