Novas propostas para minimizar os danos foram apresentadas ontem
Para minimizar as consequências das enchentes que anualmente atingem a cidade, a Defesa Civil de Montenegro está desenvolvendo estratégias pontuais. Em reunião realizada nesta quarta-feira, foram apresentadas a secretários municipais e vereadores as ações que a Prefeitura vai desenvolver em parceria com a comunidade montenegrina.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Marcelo Silva, a ideia inicial é criar Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) nos bairros que sofrem com as cheias. Os locais mais atingidos pelo aumento do nível do Rio Caí são os bairros Olaria, Ferroviário, Industrial, Municipal, Tanac, Passo do Manduca e Centro. Segundo Marcelo, os núcleos irão, de forma preventiva, discutir as ações que pretendem minimizar os prejuízos causados pelas cheias.
O grupo de trabalho contará com lideranças comunitárias, moradores e integrantes da Administração Municipal. “Cada secretaria envolvida nomeará um representante”, explica.
De acordo com Marcelo, após a criação dos Nudec, a equipe da Defesa Civil, juntamente com os núcleos, irá desenvolver dois programas estratégicos visando um melhor atendimento à comunidade. O primeiro é o “Plano de Emergência”, que tratará das primeiras ações que serão tomadas em caso de enchentes ou catástrofes: retirada de famílias, locais para acomodação, interrupção de ruas, sinalização, entre outras. O segundo é o “Plano de Contingência”. Esse será o atendimento seguinte após a acomodação das famílias: estrutura necessária, doações, levantamento de quem necessitará de material ou doações, entre outras.
Outra estratégia apresentada pelo coordenador da Defesa Civil ontem é a campanha para buscar voluntários. Essa medida pretende arrecadar um bom número de pessoas que irão auxiliar nas estratégias e no trabalho de resgate, acolhimento e de auxílio aos atingidos pela enchente. Quem se prontificar receberá um treinamento da Defesa Civil do Estado. “Nossa ideia é, quando tivermos os voluntários, promover um grande simulado na beira do Rio Caí para colaborar com o treinamento”, esclarece.
Na reunião estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Eduardo Müller, o “Kadu”, os vereadores Neri Pena, o “Cabelo”, Valdeci Alves, Joel Kerber, Rose Almeida, Josi Paz, Érico Velten e Felipe Kinn, assessores, o secretário municipal de Obras Públicas, Edar Broges Machado, a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, e o secretário de Administração, Rafael Riffel.