Antes de comprar um carro, muita gente leva em conta quanto dinheiro vai perder com a desvalorização dele ao longo dos anos. Normalmente, esse percentual oscila entre 10% e 20% ao ano, mas há casos específicos em que a variação é um pouco menor — caso de marcas de alta confiabilidade mecânica — ou até acima de 20%, um “problema” para marcas de luxo ou chinesas.

Para ajudar o consumidor nesta tomada de decisão, a Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, divulgou a lista dos carros usados que menos perdem preço no mercado nacional. O estudo de depreciação elegeu o Honda HR-V como o top do ranking 2017, porque sofreu somente 8,8 % de desvalorização em um ano e, com isso, conquistou o selo Maior Valor de Revenda. “A Honda oferece produtos confiáveis, duráveis e de alta qualidade, respeitando sempre os consumidores, tanto com o produto, como no processo de vendas”, frisou o vice-presidente comercial da Honda Automóveis do Brasil, Roberto Akiyama. A marca japonesa se destacou também com o Fit e o City, campeões em seus segmentos, que tiveram índices de 9,7% e 10,3%, respectivamente.
Para esse cálculo, a Autoinforme verificou o preço do modelo em agosto de 2016 e, depois, o valor desse mesmo veículo em agosto de 2017, ou seja, após um ano de uso. A depreciação depende de vários fatores: marca, imagem junto ao consumidor, tamanho do carro, estrutura da rede de revendedores, pós-vendas, origem, volume disponível no mercado de usados e liquidez, isto é, a aceitação do modelo no mercado.
O lado negativo da baixa perda de valor é que o preço entre um usado e um zero quilômetro não é tão grande, então é normal o cliente ficar dividido entre adquirir um seminovo e um que nunca rodou. Aí a saída é colocar na balança outros elementos, como emplacamento, seguro contra sinistros, estado de conservação, o período médio em que você ficará com o automóvel, entre outros.
O avanço da Peugeot

Quem já comprou um Peugeot zero quilômetro sabe que, apesar de serem carros bonitos e confiáveis, na hora da revenda a desvalorização é um pouco maior do que a média do segmento. Muitos atribuem essa característica a um pós-venda abaixo do esperado, mas a marca tem trabalhado para melhor sua imagem no mercado brasileiro, já que em outros países da América do Sul a francesa tem prestígio, como no Uruguai.
No Prêmio Maior Valor de Revenda deste ano, a marca teve três carros em posição de destaque: 208, 2008 e 308. Na avaliação da Peugeot, o reconhecimento da Agência Autoinforme é resultado “dos frutos de sua estratégia de ser a principal referência no mercado em produtos e serviços”. Também afirmou que vive “momento único de sua história, com sua rede reestruturada, evoluções constantes nos índices de satisfação dos clientes com os serviços de vendas e pós-vendas e a gama mais moderna já disponibilizada no País”.
Outra ação é o programa Renova Peugeot — plano de fidelização e recompra em que o cliente tem a garantia de valorização na recompra do seu usado e pode, a cada três anos, estar sempre com um carro da marca zero quilômetro na garagem. Neste sistema, a empresa se compromete a pagar até 85% do valor indicado pela tabela Fipe na hora de trocar por um novo.
Volks campeã em quatro categorias

Marca líder no Vale do Caí, a Volkswagen foi campeã em quatro categorias na quarta edição do Selo Maior Valor de Revenda. Up e Golf Variant foram eleitos bicampeões nas suas categorias. Já o Golf venceu pela quarta vez consecutiva. Na categoria Picape pequena, a Saveiro foi indicada como o modelo que menos desvaloriza no período.
O Up foi campeão pela segunda vez entre os “Hatch de entrada”, com 9,3% de depreciação no período e melhora em relação ao período 2015/2016, que foi de 9,4%. O pequeno foi um dos poucos modelos em toda a pesquisa a registrar desvalorização abaixo de 10% após um ano de uso do veículo. A Saveiro também obteve um importante resultado no estudo que avalia a depreciação na categoria “Picape pequena”, com perda de valor na ordem de 11,8%.
Os campeões por categoria
— Campeão geral: Honda HR-V, com 8,8%
— Carro de entrada: VW Up, com 9,3%
— Hatch compacto: Onix, com 9,2%
— Hatch médio: Golf, com 12%
Hatch premium: Mercedes A200, 14,3%
Perua: Golf Variant, com 15,9%
Picape pequena: Saveiro, com 11,8%
Picape compacta: Toro, com 9,3%
Picape média: Hilux, com 14,2%
Sedan entrada: HB20s, com 10,2%
Sedan compacto: City, com 10,3%
Sedan médio: Corolla, com 9,3%
Sedan grande: Fusion, com 14,5%
Minivan/monovolume: Fit, com 9,7%
Crossover: Evoque, com 16,7%
Híbrido: Prius, com 11,3%
SUV entrada: HR-V, com 8,8%
SUV compacto: Compass, com 9,1%
SUV médio: XC60, com 15,2%
SUV grande: SW4, com 12,7%