Encontro. Dirigentes de entidades de Montenegro e região se reuniram na SSP
Um movimento político que uniu o Legislativo, o Executivo, entidades de classe e a própria Brigada Militar foi até Porto Alegre ontem à tarde para conversar com o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, com o intuito de pedir mais segurança pública em Montenegro e no Vale do Caí. Acabaram recebidos pelo secretário adjunto, delegado Jorge Luiz Soares, em função de impedimento do titular da pasta.
Um documento assinado pelos vereadores de Montenegro e por prefeitos da região foi entregue ao secretário adjunto. No material, a reivindicação principal é que uma parte dos alunos-soldados em formação no curso na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFes) permaneça na região. Atualmente são 416 alunos.
A outra demanda em que foi solicitado o apoio do Estado se refere à implementação do sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico de todo o Vale, incluindo as de fora, como Portão e Capela de Santana. De acordo com o subcomandante do 5° BPM, major Iber Giordano, o secretário garantiu que repassará as demandas ao secretário Schirmer para que Montenegro possa ser contemplado com uma parte do contingente já desta turma.
“Ele acenou com a possibilidade de que 10% deste pessoal possa ficar no Vale. Isso precisaria ser levado em consideração pelo comandante da Brigada Militar”, explica o oficial. Entretanto, ele pondera que o clamor popular e os índices de violência são maiores em Porto Alegre e no Vale do Sinos.
“Será uma competição difícil”, adianta. Por outro lado, o major se mostrou entusiasmado com a recepção positiva para a implantação do sistema de câmeras e cercamento eletrônico, inclusive lembrou que há um convênio com o Polo Petroquímico para uma Parceria Público-Privada (PPP).
Ele acredita que as câmeras e o cercamento colocariam a Brigada em uma condição privilegiada com uma visão ampliada da cidade e da região. Com isso, lembra o major, seria possível trabalhar na prevenção e no combate à criminalidade, tornando bem mais difícil a ação dos bandidos.
Vereador revela que nova reunião está marcada para 30 dias
Um dos vereadores presentes no encontro, Juarez da Silva, considera que a reunião foi positiva porque foi apresentada a necessidade do aumento do efetivo, assim como o investimento em tecnologia, com o apoio maciço dos 19 prefeitos da região que assinaram o ofício. Ele adiantou que uma nova reunião está marcada para ocorrer em 30 dias para uma avaliação dos pontos discutidos.
Ele acredita que o governo gaúcho percebeu a mobilização para aumentar a segurança e que algo será feito por Montenegro. O político comentou que até mesmo deputados estão dispostos a indicar emendas parlamentares direcionadas à região para contemplar investimentos em câmeras de monitoramento.
“Saio otimista porque fizemos um movimento bem alinhado com todos os prefeitos. Montenegro é uma das primeiras cidades ao se sair de Porto Alegre. A gente precisa de atenção”, conclui o vereador.