Charqueadas receberá o presídio federal

O município de Charqueadas, na Região Carbonífera, foi indicado pelo Governo do Estado para sediar o presídio federal. O anúncio foi feito durante evento, na sexta-feira, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori; do ministro da Justiça, Osmar Serraglio; e do secretário da Segurança, Cezar Schirmer. A casa prisional terá capacidade prevista para 220 presos. Charqueadas já é conhecida como “a cidade dos presídios”, pois sedia outras casas prisionais. No entanto, a  área ainda será analisada pelo Ministério da Justiça.

No evento, na Secretaria da Segurança Pública em Porto Alegre, Sartori destacou a integração com a União. O governador lembrou que o presídio federal é tratado de maneira responsável e disse que Charqueadas é o município em condições de abrigar a unidade prisional. Também informou que 17 municípios manifestaram interesse em sediar a penitenciária federal. Entre os critérios adotados para a escolha do Rio Grande do Sul estão o fato do Estado possuir uma área de no mínimo 25 hectares, a proximidade de uma rodovia e de um aeroporto com voos comerciais.

A meta, conforme o ministro Serraglio, é de entregar a obra em um ano. Durante o evento, o Ministério da Justiça entregou 30 viaturas que irão reforçar o combate à criminalidade. Deste total, 14 veículos são para a Susepe, duas pick-ups para o Corpo de Bombeiros, 10 para a Brigada Militar, dois microônibus e dois automóveis sedan para a Polícia Civil, e dois para a Brigada Militar.

Últimas Notícias

Destaques