MISSAS ocorrem em diversas capelas descentralizando os momentos de fé
Neste ano, a Catedral São João Batista organizou uma série de celebrações para a Páscoa que contam com missas, além de na Catedral, em todas as capelas, além da tradicional procissão luminosa e uma novidade: Via Sacra no Morro São João.
O tempo da Quaresma vai chegando ao fim com o Domingo de Ramos, quando Jesus tem sua entrada triunfal em Jerusalém. A celebração que recorda esse momento importante da liturgia pascal será realizada dia 10 abril, na Catedral São João Batista, às 7h, 9h e às 18h. Mas, além de na Catedral, haverá missa no mesmo domingo em mais quatro capelas: às 8h30min em Bom Pastor e Santos Reis e às 10h na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora das Graças.
Segundo o padre Diego Knecht, a ideia é cada vez mais envolver outras capelas, por isso, a missa do dia anterior, sábado, 9, será em outras oito. Às 15h30min na Nossa Senhora do Rosário e Espírito Santo; às 16h em Pinheiros; 17h na Catedral; 17h30min na Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora Aparecida e às 19h na Santo Alberto Magno e São José do Maratá. Para ainda não deixar ninguém de fora, na sexta-feira, 8, ocorrerão missas na capela Santo Antônio e na Imaculado Coração de Maria, ambas às 20h.
Na quarta-feira, 13, às 19h30min, o bispo da Diocese de Montenegro Dom Carlos Rômulo presidirá a Missa do Crisma na Catedral São João Batista. Segundo a igreja, este é mais um rito de preparação para a Páscoa em que todo o clero diocesano se reúne para acompanhar a benção dos santos óleos, Óleos dos Catecúmenos, da Crisma e dos Enfermos. São os óleos que serão usados ao longo do ano nos sacramentos como batismos, crismas, ordenações e unção dos enfermos.
Já o Tríduo Pascal ocorre na Quinta-feira Santa, 14, Sexta-feira Santa, 15, e Sábado Santo, 16. No primeiro dia, as missas serão sempre às 19h30min; no segundo sempre às 15h e no último sempre às 19h. Além de na Catedral, ocorrem também na capela São José do Maratá e Nossa Senhora das Graças.
No Domingo de Páscoa, 16, dia em que todo cristão celebra a vitória da vida sobre a morte, haverá missa nos três horários habituais na Catedral e em capelas, seguindo o cronograma de missas. Já no sábado, haverá missas nas capelas, especialmente do interior, em que já será possível celebrar a Páscoa.
Confira os locais e horários: o Sábado Santo, 16, tem missa às 16h em Santos Reis, Imaculado Coração de Maria e Santo Alberto Magno e, às 17h30min nas capelas Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora do Rosário. Já o Domingo de Páscoa tem, além de missa às 7h, 9h e 18h na Catedral; às 8h30min na capela Bom Pastor e Santo Antônio e às 10h na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Espírito Santo.
Via Sacra no Morro é novidade e procissão está confirmada
Uma das procissões mais tradicionais da comunidade, a Via Crúcis, terá a novidade de ser realizada na subida do Morro São João. “Como Jesus subiu o monte, nossa ideia é reunir a comunidade e subir o morro em oração. É uma experiência, pois vimos que muitas famílias têm ido até o topo desde que a estrada foi reaberta”, pontua o padre Diego. A saída será na Sexta-Feira Santa, 15, às 9h, da frente da Catedral. Segundo a Igreja, como de costume, o objetivo é reconstituir as 14 estações que marcam a Paixão de Cristo, meditando sobre esse sofrimento do filho do Deus que hoje também pode ser lido como sofrimento do mundo. Quem não puder participar tem a chance, ainda, de acompanhar procissão do encontro, às 19h, na Catedral. “Será uma procissão luminosa com o encontro do Senhor sepultado com a Mãe das dores”, conclui o padre.