Apresentação da Ospa encantou os montenegrinos

Cultura. A presença da soprano Cynthia Barcelos e a chegada do Papai Noel coroaram a abertura do Natal é Arte

A noite dessa sexta-feira,7, certamente vai ficar na memória de muitos montenegrinos. Depois de 30 anos sem realizar apresentações no município, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) trouxe a magia da música para a “Cidade das Artes”. O concerto também foi marcante para Cynthia Barcelos, professora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) e para o maestro Evandro Matté, ex-aluno da Fundação. A emoção tomou conta dos adultos enquanto que a ansiedade dominou as crianças que aguardaram pela chegada do Papai Noel.

A apresentação da Ospa e a chegada do Papai Noel marcaram a cerimônia oficial de abertura da programação do “Natal é Arte 2018” e integra as comemorações aos 45 anos da Fundarte. Uma grande estrutura de palco foi montada na Estação da Cultura para que o concerto da Ospa ocorresse com a melhor qualidade possível para o local. O evento tem patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e integra a Série Interior da orquestra. A realização é da Fundarte, do Sesc e da Prefeitura Municipal de Montenegro. Uma decoração especial também foi preparada para receber Papai Noel.

O prefeito Kadu Müller ressalta que um grande número de pessoas e entidades estiveram envolvidas para tornar realidade o evento visto na sexta-feira. “É um dia muito especial. A abertura da programação de Natal com a Ospa significa muito para Montenegro, a cidade merece e a população mais ainda”. Kadu também ficou satisfeito em ver a população prestigiando o evento.

O maestro Evandro Matté revelou que estar em Montenegro é motivo de alegria. “Montenegro é uma cidade que tem uma ligação muito forte com a música, inclusive fui aluno da Fundarte. Tocar neste tipo de espaço é algo diferente, estamos tocando para pessoas que, de modo geral, não têm acesso a esse tipo de apresentação e isso nos toca bastante, adoramos fazer isso”, acrescenta.

Durante as apresentações natalinas a Ospa passa por dez cidades do Estado. Ao ficar definido que Montenegro seria uma das contempladas pelo espetáculo a soprano Cynthia Barcelos, professora da Fundarte, foi convidada para abrilhantar ainda mais a apresentação da Orquestra. “Eu sou de Porto Alegre e já havia cantado com a Ospa em outras oportunidades. Mas há quase sete anos dou aula na Fundarte e foi uma felicidade quando soube que eles viriam para cá e que eu teria a oportunidade de me apresentar para os meus alunos e para a comunidade em geral”, comenta.

Público marcou presença na abertura do “Natal é Arte”
A professora aposentada Maria Elaine Figueiró já prestigiou várias apresentações da Ospa, para ela, cada espetáculo é algo novo e maravilhoso. Mas dessa vez foi ainda melhor, pois foi “em casa”. “Estou maravilhada. É um espetáculo imperdível”, avalia.

Maria esteve acompanhada da filha, Janine Maciel Figueiró. Ambas chegaram cedo para não perder nenhum detalhe. “A programação de Natal está maravilhosa. Que bom que Montenegro teve essa oportunidade de trazer grandes atrações e que o público veio prestigiar”, observa Janine.

A dona de casa Lílian Schiller adorou a oportunidade de prestigiar a Ospa ao ar livre. “Eu estou achando formidável. Como montenegrina e o município sendo a ‘Cidade das Artes’, me sinto na obrigação de prestigiar e é um privilégio”, conclui.

A chegada do Papai Noel
A pergunta que mais se ouviu entre as crianças que estiveram na abertura do “Natal é Arte” foi: que horas o Papai Noel vai chegar? O Bom Velhinho só ap

Dezenas de crianças quiseram abraçar Papai Noel e fazer seus pedidos de presentes para o Natal

areceu quase no final do concerto da Ospa, por volta das 22h. Noel subiu ao palco e recebeu a “chave da cidade” das mãos do prefeito. Após saudar a população, o homem de vermelho instalou-se em sua cadeira e, ao lado de pinheiros e enfeites natalinos, recebeu uma pequena multidão de crianças que formaram fila para lhe dar um abraço e fazer fotografias. Mas não foram só os pequenos que quiseram tirar foto com Papai Noel. Muitos adultos também aproveitaram a oportunidade.

Últimas Notícias

Destaques