Ao Vivo: comissão vota parecer da Reforma da Previdência

A Comissão Especial da Reforma da Previdência (PEC 287/16) reúne-se para começar a votar o parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA). A discussão do texto foi encerrada na madrugada desta quarta-feira.

A primeira versão do relatório de Arthur Maia foi apresentado dia 18, depois de intensa negociação com parlamentares e integrantes do governo. Entre as principais alterações em relação à proposta encaminhada pelo governo, está a redução da idade mínima de aposentadoria para mulheres, de 65 para 62 anos.

O tempo máximo de contribuição para garantir acesso ao benefício integral também foi reduzido de 49 para 40 anos. A idade mínima para aposentadoria dos trabalhadores rurais foi alterada de 65 para 60 anos, com 20 anos de contribuição, em vez de 25, como propôs inicialmente o governo.

Segundo a proposta do relator, os professores poderão se aposentar aos 60 anos, com 25 anos de contribuição. O relator manteve a proposta de inclusão dos parlamentares no Regime Geral da Previdência, com previsão de aposentadoria a partir dos 60 anos.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a pensão permanecem vinculados ao salário mínimo. No caso das pensões, o relator prevê o acúmulo de aposentadoria e pensão de até dois salários mínimos e, para os demais casos, mantém a possibilidade de opção pelo benefício de maior valor.

Acompanhe ao vivo a reunião:

Leia mais:
Reforma da Previdência avança e assusta os brasileiros

Veja as outras alterações que o relator fez na proposta original do governo:

Últimas Notícias

Destaques