Foco, estratégia e pensamento rápido. Foi assim que, neste sábado, 16, a Abamf sediou o Torneio por Equipes de Montenegro com diversos trios que disputaram o prêmio no xadrez. Com equipes de diversas idades, os participantes vieram de locais como Porto Alegre, Guaíba, Pinhal, Farroupilha, Igrejinha, Santa Maria, Sapucaia do Sul e Bento Gonçalves para o evento em Montenegro.
Recentemente, a Abamf Montenegro se filiou à Federação Gaúcha de Xadrez. Por isso, Cesar Viegas, vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) marcou presença no dia tão importante para a cidade. Ele destaca que, vindo de Porto Alegre, já conhecia Montenegro, que “sempre foi um bom polo de xadrez”. Cesar ressalta a importância de levar o esporte até as escolas para não apenas mostrar o potencial da cidade no esporte, mas manter os jovens dentro do movimento. “É muito importante que a gente consiga estimular as crianças, porque é delas que a tiramos os nossos futuros no xadrez”, acrescenta.
Maria Eduarda Garcia, de apenas 9 anos de idade, é de Santa Cruz do Sul e esteve na cidade para a competição. Ela conta que o pai, muito envolvido no xadrez, teve grande relevância para que começasse sua própria trajetória. Para Maria, jogar é uma satisfação. “É um jogo que eu gosto demais. Gosto muito de competições e também de calcular as posições que eu posso fazer no xadrez”, destaca.
Já Guilherme Genro é jogador de xadrez desde cerca dos 14 anos de idade. Ele veio de Curitiba em busca do título sem conhecer a cidade. Como é do Rio Grande do Sul, ele pontua que o momento é uma grande oportunidade não só dentro do xadrez, mas para rever amigos e se divertir. Mesmo com a rotina cheia, o hobbie não cai no esquecimento. “O xadrez é uma paixão que às vezes eu até tento me afastar, mas daí isso volta. Iniciei dentro da escola e nunca mais consegui me separar totalmente. O trabalho pode pesar um pouco de vez em quando, mas eu sempre tento encontrar um tempo para jogar”, pontua.
Para ele, trazer os jovens para dentro da modalidade é fundamental. “É uma atividade muito lúdica que traz muitos benefícios, como concentração e capacidade de lidar com problemas e tentar solucioná-los. É uma oportunidade de cada vez mais crianças estarem aprendendo e se divertindo com o xadrez”, conclui.
Confira fotos