Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Coletivo. Serviço considerado essencial havia sido suspenso no início da pandemia

Após pressão popular, e notícia publicada pelo Jornal Ibiá, ontem a Viação Montenegro retomou algumas horários de ônibus na Zona Rural de Montenegro. Entre as comunidades assistidas está a Serra Velha, que terá dois horários, de segunda a sexta-feira. Retornam ainda horários no Faxinal, Santos Reis, Alfama e Catupi; contudo, de forma experimental.

Serra Velha fica sem o horário do meio-dia, como, aliás, havia sido sugestão do leitor Fabiano Pereira de Sousa. Na reportagem do dia 1º de junho, ele garantiu que as linhas do início da manhã e final de tarde rodam com muitos passageiros, especialmente de trabalhadores na área central e moradores que não possuem carro, mas precisam resolver compromisso na Zona Urbana.

Embora seja classificado na Constituição Federal como serviço essencial, desde o início da proliferação da Covid-19 no Estado, a Vimsa suspendeu as linhas rurais. A justificativa é a queda na circulação de pessoas, especialmente pela suspensão das aulas. Inclusive, na tabela de horários publicada em seu site, assinala que a continuidade das linhas a partir do dia 3 de julho está condicionada a demande de passgeiros.

Ao Ibiá, no início deste mês, a empresa apresentou ainda a queixa retórica a respeito de prejuízos que o setor de transporte público sofre do Brasil, devido a combinação entre impostos, custos de insumos e gratuidades nas tarifas; com migração da demanda para outros meios de locomoção. Esta crise se agravou devido às restrições impostas durante a pandemia, que diminuíram drasticamente a circulação de passageiros.

Ampliação será avaliada no período
Na reunião entre empresa, Prefeitura e Legislativo, na manhã da segunda-feira, foi definida a manutenção do sistema implantado. “Vamos manter os horários já divulgados e, em paralelo, reavaliar possibilidade de ampliação”, revelou o secretário de Obras Públicas (Smop), Marcos Vinicius Sousa Dutra, que coordenou a reunião.

A vereadora Josi Paz (PSB) salienta que este aumento se refere as linhas que passam por Linha Catarina, Vapor Velho e outras comunidades. A própria Serra Velha pode ter acréscimo de linhas, passando por Sobrado e por Fortaleza, uma vez que a Empresa Fátima também não está mais circulando no interior desde o início da pandemia.

Bom Jardim e Costa da Serra voltam a ser atendidos pela linha de Maratá; e Passo da Amora e Vendinha com um circular.

Horários das linhas
Linha Montenegro – Santos Reis/ via Alfama
Terça e sexta-feira
7h30min – Saída de Santos Reis/via Alfama
17h30min – Saída do Centro/ via Alfama

Linha Montenegro – Serra Velha/ via Catupi
De segunda a sexta-feira
5h50min – Saída de Serra Velha/ via Catupi
17h35min – Saída em frente à Rodoviária/ via Centro e Catupi
*Consulte mais horários no site da Vimsa

Deixe seu comentário