Ao menos a umidade relativa do ar não cairá muito no Vale do Caí. Imagem: Climatempo

Segundo a previsão do Instituto Climatempo, o ‘veranico’ deve terminar na sexta-feira, dia 24, após a chuva retornar na noite da quinta-feira, dia 23. O cenário atual é consequência de um forte bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre todo o Brasil, impedindo que as instabilidades e as frentes frisa avancem nos próximos dias. O ar seco continua atuando forte, com tempo firme e a temperatura máxima alcançando os 31 graus.

As altas e baixas nos termômetros, inclusive com possibilidade de períodos de pouca chuva, já estava na previsão para o Inverno de 2020, divulgado em junho. A tendência para esta segunda quinzena de julho é de que os níveis de umidade relativa do ar fiquem acentuadamente baixos e por mais tempo.

Todavia, o cenário é considerado normal para esta época do ano. Com o bloqueio, a chuva para, ou reduz muito na Região Sul, em contraste com a primeira quinzena de julho com muitas chuvas. E a partir da quinta-feira, a circulação dos ventos começa a mudar novamente e uma frente fria já poderá trazer uma chuva moderada de volta ao Rio Grande do Sul.

Previsão da semana no Vale do Caí
Terça-feira – dia 21
Sol e poucas nuvens, sem possibilidade de chuva. Mínima 15º – máxima 29º

Quarta-feira – dia 22
Sol e poucas nuvens, sem possibilidade de chuva. Mínima 15º – máxima de 30º

Quinta-feira – dia 23
Sol com muitas nuvens ao longo dia. 90% de possibilidade de pancadas de chuva a noite, com precipitação em torno de 5 mm. Mínima de 17º – máxima 31º

Sexta-feira – dia 24
Dia ainda será de sol entre nuvens, mas com temperaturas em declínio. Mínima 9º – máxima 22º. 90% de possibilidade de chova entre o fim da tarde e início da noite, com precipitação em torno de 8 mm

*Para o fim de semana há uma discrepância no diagnóstico. No sábado, dia 25, a previsão é de tempo ensolarado, com geada ao amanhecer, noite de céu limpo e termômetros variando entre 5º e 16º. Mas no domingo, 26, a temperatura deve voltar aos 31º no período da tarde, em um dia de sol que também amanhecerá com geada no Vale do Caí e terá nuvens no decorrer da tarde. Não há previsão de chuvas.

*Saiba mais assistindo o vídeo da meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.

Deixe seu comentário