Venezuelano confessa ter matado idosa com marteladas em assalto

ACUSADO adormeceu após o crime e foi encontrado escondido embaixo de uma mesa

O brutal assassinato de uma idosa de 71 anos, no bairro Cinco de Maio, ainda causa consternação em Montenegro. A Polícia Civil revelou mais detalhes da investigação que chegou ao autor do homicídio, o qual é suspeito também de roubar dinheiro da vítima, tendo sido indiciado por latrocínio (matar para roubar).

Os policiais foram acionados na tarde de quarta-feira, 29 de maio, após o corpo ser encontrado por uma vizinha em uma travessa da Rua Artidor Rodrigues da Costa. Segundo o delegado, apresentava diversos sinais de agressão, em meio a muito sangue na cozinha. De imediato a equipe da 1ª Delegacia de Polícia iniciou as diligências, ouvindo moradores e analisando imagens de câmeras. Foi quando se descobriu que na noite anterior um homem havia invadido a casa da vítima. “O suspeito foi encontrado escondido embaixo de uma mesa na mesma propriedade. Ele apresentava lesões na face, indicativas de uma luta com a vítima”, conta o delegado. Durante a busca, os policiais localizaram R$ 1.500 escondidos entre as almofadas do sofá, cuja procedência o suspeito não conseguiu explicar. No local, o Instituto Geral de Perícias (IGP) também encontrou o martelo usado no crime.

Conforme a Polícia, na delegacia, o preso, de 20 anos, acompanhado de sua advogada, confessou o crime. De acordo com o delegado, ele relatou que invadiu a casa para roubar dinheiro, mas ao ser reconhecido pela vítima, a golpeou repetidamente com o martelo, causando sua morte. Após o crime, adormeceu em estado de embriaguez, sendo despertado apenas pela chegada dos policiais.

A suspeita da Polícia é de que tenha roubado mais dinheiro que a idosa tinha recebido. E possivelmente tenha gasto com drogas. O acusado era inquilino da vítima e morava em um imóvel nos fundos junto com a esposa e filha. Ainda é aguardado o laudo da necropsia do Departamento Médico Legal e o resultado da perícia para verificar se não houve outro tipo de crime contra a vítima.

Maria de Lourdes Leal, conhecida como dona “Neneca”, morava sozinha, após ter ficado viúva recentemente. Deixa filha, neta, demais familiares e amigos. Uma vizinha estranhou que ela não teria saído de casa na quarta-feira e nem atendido ligações. Foi verificar e, por uma janela, avistou o corpo em meio a muito sangue. Conforme a vizinha, ela era muito estimada e ativa. A despedida aconteceu no feriado de Corpus Christi, ontem, quinta-feira, com velório na Funerária Vargas e depois seguiu para o Crematóio Grupo Mathias, em Glorinha.

O Diretor da 1ª DPRI, delegado regional Marcelo Farias Pereira, destacou a importância da rápida ação policial, enfatizando que, por ser estrangeiro, o suspeito tinha grande chance de fugir do país para escapar da justiça. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da comunidade e incentiva denúncias anônimas para ajudar no combate ao crime.

Três homicídios em maio
A Polícia Civil está intensificando as investigações sobre homicídios que aconteceram em Montenegro entre novembro do ano passado e maio deste ano. Após a mudança da 1ª Delegacia, que se transferiu para a Central de Polícia no bairro Timbaúva, junto da DPPA, para início da reforma de seu prédio na Rua José Luis, o qual acabou sendo atingido pela enchente, gerando prejuízos e transtornos, o delegado Ancelmo Carvalho Camargo diz que os trabalhos vão ser agilizados.

O delegado regional, Marcelo Farias Pereira, lembra que durante o período das enchentes, a Polícia Civil esteve focada no atendimento aos atingidos, integrando os órgãos que faziam parte da ajuda humanitária. “Fizemos o transporte e escola de carretas de alimentos, auxiliamos no policiamento para evitar furtos e garantindo a segurança em abrigos públicos”, ressalta.

Em seis meses, foram seis pessoas assassinadas em Montenegro, já que num dos crimes aconteceram duas mortes. Só neste mês de maio foram três homicídios. A maioria dos homicídios estaria relacionada ao tráfico e consumo de drogas. A principal suspeita, em alguns casos, é de acerto de contas por não pagamento de dívida por entorpecentes. Por isso a Polícia vem também dando especial atenção no combate ao tráfico, tendo efetuado várias prisões.

Venezuelano de 20 anos era inquilino da vítima. Crédito: Polícia Civil

As mortes em homicídios
Após seis meses sem registrar homicídios, em 21 de novembro do ano passado um homem de 27 anos foi morto a tiros no bairro Santo Antônio. Jeferson Delmar Schweig estava de moto pela Rua Getúlio Vargas e, ao parar para atender ao telefone celular, foi alvejado por vários disparos. Ele não tinha antecedentes criminais.

Um mês depois, em 22 de dezembro, dois homens foram mortos a tiros em uma casa da Rua Artidor Rodrigues da Costa, no bairro Cinco de Maio. Ademir Batista, de 49 anos, morava na residência. E o amigo Marcelo de Jesus Walter Gomes, de 40 anos, estava lhe visitando. A Polícia investiga se a dupla execução teria sido motivada por vingança, já que ambos tinham antecedentes criminais e poderia estar relacionado com uma ocorrência anterior de denúncia de violência sexual.

Os outros dois homicídios aconteceram neste mês de maio. Na noite do dia 6, Sidnei José Cheron do Nascimento, o “Sid”, de 29 anos, foi morto a tiros na Rua Bruno de Andrade, do bairro Bela Vista, na altura da Volta do Morro. A vítima possuía passagens pela Polícia, principalmente relacionadas ao tráfico.

Dois dias depois aconteceu outra execução. João Vitor Viegas Duarte, de 21 anos, foi morto também com vários tiros, na residência de sua mãe, na localidade de Santos Reis, no interior do município. A Polícia apurou que a vítima tinha dívida com o tráfico e já vinha sendo ameaçada por uma organização criminosa. No último dia 9 de maio um suspeito de envolvimento no crime foi preso por tráfico de drogas na localidade de Alfama. De acordo com a Polícia, dentro de um aviário abandonado, em sua propriedade, foi encontrado um automóvel suspeito de ter sido usado no assassinato, tendo sido encontrado no porta-luvas do carro cerca de 300 gramas de cocaína.

Últimas Notícias

Destaques