A pequena veio ao mundo na manhã de terça-feira, com quase três quilos e medindo 47 centímetros

Nascida às 9h59min de terça-feira, dia 1º, a pequena Valentina Castro Chassot é a primeira criança nascida em 2019 no Hospital Montenegro. Ela é filha do casal Rafaela Carvalho de Castro, 29 anos, e Adilson Chassot, 42, moradores de Barão. A pequena nasceu com quase três quilos e 47 centímetros. Ela é a terceira filha do casal. Seus irmãos são Yasmin, cinco anos, e Alisson, três. Valentina se adiantou um pouquinho, já que seu nascimento estava previsto para o final desta semana.

De parto normal, a mamãe Rafaela conta que começou sentir os primeiros sinais da vinda da filha às 23h da segunda-feira, 31. “Ela foi bem querida e esperou passar todas as festas de fim de ano para nascer”, disse. “O nascimento também foi muito tranquilo, já que o tempo entre as contrações mais fortes não demorou.”

Apesar do pouco tempo de vida, Rafaela define a filha como uma criança meiga e forte. “Ela não é de chorar muito, apenas quando está com fome, o que é natural para um bebê recém-nascido”, completou. “Agora é cuidar dessa pequena que já nasceu chamando atenção e encher de muito carinho”, brincou Rafaela.

Em 2018, 1.436 bebês foram registrados em Montenegro
O nome da pequena Valentina está entre os mais usados no ano passado pelo país. O dela foi o 12º mais usado, aparecendo em 10.325 registros. No cartório de Montenegro, ao todo, foram 1.436 bebês registrados durante 2018. O número é bem parecido com o de 2017, quando foram registradas 1.417 crianças. O crescimento é de pouco mais que 1%.

Mas esses 1.436 não necessariamente são montenegrinos. Desde o ano passado, uma nova lei alterou o critério de naturalidade que, agora, pode ser escolhido pelos próprios pais. Um casal de Capela de Santana que tenha vindo ter o filho em Montenegro, por exemplo, não precisa mais registrar a criança como natural de Montenegro. Agora, há a opção de colocar a naturalidade como o município de nascimento ou o município onde residem os pais. (DM)

Deixe seu comentário