Foto: Reprodução Internet

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera evitar a ocorrência de reações nos animais ao diminuir as doses de vacinas contra a febre aftosa de 5 ml para 2 ml. A mudança começa a valer a partir do mês de maio.

A alteração no tamanho do frasco irá facilitar também, o transporte do produto. As imunizações dos rebanhos bubalinos e bovinos devem começar no primeiro semestre do ano. O calendário completo de vacinação contra a febre aftosa pode ser conferido no site do Mapa.

Cuidados
Os produtores devem ter alguns cuidados com as vacinas, afim de preservar a saúde dos animais, as orientações é a compra das vacinas somente em locais registrados, mantendo-as sempre na temperatura entre 2° C e 8° C, a higienização com os aparelhos e agulhas também é fundamental.

Outras recomendações são agitar o frasco antes de usar, fazer a aplicação com calma na tábua do pescoço do animal e preencher a declaração de vacinação, entregando-a no serviço veterinário oficial do estado, com a nota fiscal de compra das vacinas.

Deixe seu comentário