Campus da Unisc Montenegro

QUALIDADE. Quadro docente e estrutura do campus são ressaltados

Nesta terça-feira, dia 5 de maio, o campus da Unisc de Montenegro está de aniversário. Há 10 anos a Universidade chegava ao município para contribuir com a formação acadêmica na comunidade. Além do conhecimento universitário, a instituição promove ações de interação social, por meio de atividades, abertas ao público, e da participação em conselhos municipais. Ex-alunos, agora profissionais em suas áreas, destacam a qualidade no ensino e na estrutura do campus.

Logo que se instalou em Montenegro, a Unisc ofertava cursos de extensão e de pós-graduação. Os primeiros cursos de Graduação iniciaram em 2012, eram eles: Administração, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. Em 2014 teve início o curso de Educação Física – Licenciatura. O período também foi marcado pela conclusão de mais uma parte do prédio, composta por nove salas, um laboratório de informática, e um Centro de Convivência, que conta com uma lancheria e com serviço de reprografias – processos de reprodução de documentos.

Em 2017 foi implantado o curso Técnico de Enfermagem e, em 2018, iniciaram as primeiras turmas dos cursos de Psicologia e de Direito. Já no ano passado, 12 cursos passaram a ser disponibilizados no formato EaD, bem como de Engenharia de Produção semipresencial. Além de investir na expansão física e de cursos ofertados, a Universidade teve como premissa formar um quadro docente qualificado e disposto a enfrentar novos desafios.

Morador de Santa Cruz do Sul, em 2012 Leonardo Gustavo Schneider, de 33 anos, foi convidado por seu ex-professor, Vanderlei Becker Ribeiro, para integrar o grupo de profissionais que atuam no campus de Montenegro. O fato de precisar se deslocar até Montenegro não é problema para o professor de Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação. “É muito gratificante e motivo de orgulho pertencer a Unisc”, diz o docente.

Para a coordenadora administrativa da Unisc Montenegro, Caroline Kothe, o campus representa a transformação e o desenvolvimento da região através do ensino, da pesquisa e da extensão. “A Unisc Montenegro é comprometida com a qualidade do seu ensino, forma profissionais com competências para o futuro”, assinala Caroline.

Em relação ao futuro, o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, ressalta que a Unisc continuará em Montenegro. “Ao longo de sua história, a Instituição sempre procurou alicerçar suas bases na qualidade do ensino e na forte interação com a comunidade, onde atuamos e continuaremos focando nesses princípios institucionais”, ressalta.

Em Montenegro, a Unisc já formou 243 profissionais em nível de graduação, em várias áreas do conhecimento. “Esse dado muito nos orgulha e reforça o nosso compromisso com essa comunidade”, acrescenta Rafael.

Ensino e afeto
A Unisc é motivo de orgulho para quem promove a formação e para aqueles que lá realizaram o sonho de concluir um curso profissional. Cheila Fabiane Pittelkow, de 33 anos, começou o Curso de Ciências Contábeis em outra instituição, mas em 2013, quando estava no segundo semestre, transferiu sua matrícula para a Unisc. Em 2016 ela concluiu o processo de aprendizagem e em março de 2017 teve a almejada formatura. “Além da realização pessoal e do crescimento profissional, queria passar menos tempo na estrada e mais em sala de aula. Consequentemente, concluir a graduação mais cedo”, comenta.

As colegas Mara Silva, Cassiana Stahlhõfer, Lidiane Livinali e Ana dos Reis

Cheila também destaca o carinho que sempre foi tratada na Universidade. “A Unisc é mais que uma universidade! Ela acolhe e faz a gente se sentir parte dela. Ser recebida com um boa noite do guardinha e um abraço da Carol, são demonstrações disso”, ilustra. A jovem diz ainda que a Universidade oferece estrutura acessível e todo suporte ao curso. “Os professores são verdadeiros mestres e grandes amigos. Sempre estiveram à disposição para passar conhecimento, experiências e apoio no que fosse necessário”, diz.

Camila Karen de Azevedo

Camila Karen de Azevedo, de 28 anos, também cursou Ciências Contábeis na Unisc. Ela formou-se em 2019 e destaca o empenho da Universidade em preparar os alunos para atuação no mercado de trabalho, apresentando situações e desafios enfrentados pelas empresas. “Sempre que possível nos ofereceu oportunidade de conhecer na prática um pouco da rotina e desafios enfrentados pelos empresários, a partir de visitas técnicas à empresas de diversos ramos, inclusive no exterior. Tive a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho de Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai”, lembra Camila. “Sou fã da Unisc e minha experiência nesses cinco anos foi muito gratificante. É fantástico acompanhar o crescimento e expansão do campus”, acrescenta.

“Minha experiência diante na Unisc foi incrível, com professores comprometidos responsáveis com uma carga de aprendizado imensa, o carinho que todos tinham com os alunos, a estrutura como salas, biblioteca. Foi uma experiência satisfatória”, avalia Ana Grasiela dos Reis, de 39 anos, formada em Ciências Contábeis em 2018 .

Leonardo Alex da Silva

O empresário Leonardo Alex da Silva, 24 anos, graduou-se em Administração, pela Unisc Montenegro. As mensagens expressas pelas ex-alunas de Ciências Contábeis são reiteradas pelo jovem quando o assunto é a Universidade. Léo salienta outro detalhe que faz toda a diferença na vida de quem precisa trabalhar e estudar: a proximidade da residência com o local de ensino. “Eu sempre tive vontade de fazer Administração. Quando descobri que havia o curso aqui na cidade isso me motivou. Quando conheci a estrutura fiquei ainda mais motivado. Tudo novo, materiais de primeira, e ao ver a avaliação da Unisc pelo Ministério da Educação, não tive dúvida”.

Deixe seu comentário