Formandos da primeira turma de Educação Física da Unisc Montenegro com vice-reitor da universidade, (centro) Eltor Breunig

Graduação. No último sábado, 11 alunos colaram grau pelo curso realizado no campus de Montenegro da instituição

Após quatro anos de muito estudo, os formandos da primeira turma do curso de licenciatura em Educação Física celebraram a colação de grau. Houve muita comoção com homenagens, juramento e discursos em meio ao salão do Clube Riograndense lotado por amigos e familiares.

Coordenadora do curso de Educação Física Unisc Montenegro, professora Úrsula Müller

A coordenadora do curso, Úrsula Müller, foi também quem articulou junto à Unisc a instalação dessa graduação em Montenegro. Foram anos de discussões e no ano passado finalmente chegou a aprovação do MEC para a unidade local. “Quero citar aqui o professor Flávio Azeredo que foi incansável nessa batalha. Foi uma conquista! E já esperamos os novos alunos no vestibular de verão”, destaca Úrsula. Para a implantação do curso em 2014, houve uma série de desafios, como a questão do espaço físico para as aulas, lembra a coordenadora. “Para isso firmamos diversas parcerias com os municípios, escolas, para que oportunizássemos o aprendizado aos nossos alunos”, aponta a coordenadora.

O paraninfo da turma, Rodrigo Muradás, destaca a estrutura do curso com seis professores com doutorado como diferencial e, além disso, a educação continuada como forma de os formandos se manter no mercado. “Esse é o primeiro passo. É muito gratificante repassar o conhecimento e há mais a ser aprendido em especializações, bacharelado ou mestrado”, enfatiza.

Orador da turma, José Carlos da Silva

Escolhido para ser o orador da turma, José Carlos da Silva, 30 anos, que também é policial militar, aponta que esse relacionamento com a comunidade foi fundamental para o desenvolvimento das habilidades em sala de aula. “Nos chamavam para sermos juízes, organizar eventos esportivos. Penso de alguma forma aliar o curso com a carreira, nem que seja como voluntário.”

Expectativas quanto ao mercado de trabalho e novos cursos em Montenegro

O formando César Negroni, 23 anos, disse no sábado à noite, na colação de grau, que sempre foi ligado ao esporte, desde a infância. Chegou a ingressar no curso de Fisioterapia em Novo Hamburgo, mas quando soube da oportunidade de estudar Educação Física em Montenegro, não pensou duas vezes em trocar de curso. “Estudar na cidade onde moro e ainda numa área que tem a ver com a saúde, por isso decidi trocar. A experiência de lidar com crianças valeu e hoje me vejo em sala de aula”, destaca Negroni.

A licenciada em Educação Física Amanda Santos já atua em escola da rede pública desde 2011, como assistente de sala de aula na Escola Esperança. Agora ela vê a oportunidade de aplicar os novos conhecimentos adquiridos no ensino superior. “Eu trabalho com os pequenos, média de três anos. Aprendi muito sobre psicomotricidade e é nessa fase que eles se desenvolvem nessa área”, frizou Amanda.

O vice-reitor Eltor Breunig foi quem abriu a cerimônia de formatura. “É importante para nós formar profissionais aqui na região, especial por ser a nossa primeira turma de licenciados”, afirma Eltor. Ele também aponta que os planos da universidade passam pela ampliação do Campus de Montenegro. “Temos previsão de especializações para cá e novos cursos. Psicologia no próximo vestibular e o Direito, que ainda depende de autorização do MEC”, ressalta. Para o fim do ano está prevista a formatura da segunda turma do curso de licenciatura em Educação Física.

Deixe seu comentário