Durante o evento, foi realizada a doação de R$ 1 mil para o projeto social

Agência promoveu ação para incentivar cooperativados a contribuirem

A Unicred Região dos Vales, cooperativa do Sistema Unicred RS, realizou um evento na sua agência em Montenegro com o objetivo de colaborar com o projeto de Inclusão Social através de Karatê. E, além disso, quis incentivar seus cooperados a fazerem o mesmo. Para isso, na noite da última quinta-feira, 27, abriu suas portas para receber convidados e também o idealizador do projeto, o médico Ricardo Ossanai, e o professor que desenvolve a ação nas escolas da cidade, Marcos Cruz dos Reis. Ambos puderam esclarecer dúvidas sobre a iniciativa e falar sobre a importância da colaboração de cada uma das pessoas presentes, na ocasião.

O presidente da Unicred Região dos Vales, Dr. Paulo Rech, destacou a importância de apoiar intenções como esta. “Um dos nossos preceitos fundamentais é estar sempre ao lado de projetos realmente relevantes e que contribuam de forma significativa para o progresso da sociedade como um todo. Esperamos que os nossos cooperados possam contribuir e levar para frente uma bandeira de solidariedade, inclusão e amor ao próximo”.

Para a gerente da unidade local da Unicred, Fernanda Dauber, apoiar o projeto é estar colaborando para o desenvolvimento da comunidade. “A ideia é envolver novas pessoas nesse projeto tão importante que envolve crianças e o esporte. A Unicred tá junto com esse projeto”, salientou.

Em Montenegro, o projeto Karatê começou a ser desenvolvido em 2013. A iniciativa é voltada ao atendimento de crianças em área de risco e alunos da APAE. O projeto foi criado pela Federação Gaúcha de Karatê em 2003, mas só chegou à “Cidade das Artes”, através da iniciativa do médico Ricardo Ossanai. “Nós começamos do zero, com o apoio da Federação Gaúcha e basicamente da Unimed, e eventualmente com ajuda da Unicred e Uniair, que são empresas do grupo. Isso foi crescendo, o projeto se tornou sólido e, neste ano, recebemos o convite da Unicred para ter a parceria deles, com o intuito de fortalecer o projeto e quem sabe ampliar para outras escolas”, detalhou.

De acordo com Ricardo, mais de mil crianças já foram comtempladas pelo projeto em Montenegro. “A gente espera que isso continue nos próximos anos. Estamos trabalhando, não só os médicos cooperados, porque hoje em dia a Unicred é aberta para pessoa física e jurídica, para que nos apoiem de maneira financeira. A gente precisa de doações. Através do Conselho da Criança e do Adolescente, a gente consegue fazer com que a pessoa possa descontar até 6%, no caso de pessoa física, do Imposto de Renda devido”, acrescenta.

A Escola Ivo Bühler (CIEP) foi a primeira a receber o projeto. No primeiro ano, foram atendidos cerca de 100 alunos. “O projeto foi muito bem aceito pela comunidade. O parecer pedagógico foi excelente e isso nos levou a solicitar apoio de outras entidades. Conseguimos a APAE, que nos abriu as portas e podemos trabalhar desde 2014, com praticamente toda a comunidade escolar dessa instituição, e a Escola Álvaro de Moraes também nos recebeu, no ano seguinte, e conseguimos trabalhar com oito turmas, uma média de 100 alunos. Depois passamos a contar com Escola Manoel de Souza Moraes e a Associação dos Colorados, que principalmente no período de férias, nos permitem treinar”, conta Marcos, o professor de Karatê. Como resultado, os alunos se sentem mais motivados para estudar e apresentam mudanças em seus comportamentos, afirma o instrutor.

Unicred Região dos vales
A Unicred Região dos Vales é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. Tem o propósito de “Otimizar aos donos do negócio, as soluções financeiras de forma justa, ágil e qualificada, gerando experiências felizes!”. A cooperativa possui área de atuação em 57 municípios, localizados nas regiões do Vales dos Sinos, Caí e Paranhama. Para maiores informações, acesse www.unicred.com.br/regiaodosvales.

Deixe seu comentário