VOZ. Professora Mariette quebra sequência de 12 anos de hegemonia masculino
Após 12 anos (três legislaturas) de domínio masculino na Câmara de Vereadores, a comunidade de Brochier elege novamente uma mulher. A professora Mariette Lucas Marques (MDB), de 38 anos, recebeu 225 votos, conquistados, segundo ela, por meio da proximidade com as pessoas e ouvindo seus anseios.
Em entrevista na “live” Estúdio Ibiá de segunda-feira, dia 21, a vereadora eleita ressaltou seus 20 anos de Magistério e 12 de lesionando Matemática nas redes estadual e municipal de Brochier. Além do trabalho em sala de aula, assinala expertise acumulada como secretaria de Educação de Brochier no governo do prefeito Romeo Emílio Bauer. “Tanto neste trabalho no Executivo quanto nas escolas, a gente vai convivendo com as famílias e conhecendo as realidades que temos em nosso município”, declarou.
Ela ressaltou a ampliação deste contato com as pessoas durante sua campanha eleitoral, ainda que este fazer política fosse uma novidade em sua vida. Também enalteceu o apoio familiar, inclusive de seu enteado Michael Schumacher, vereador da legislatura atual e que encerra essa trajetória em 2024.
Vereadora já encaminha demandas
Como única vereadora entre os nove edis da 10ª Legislatura (2025/2028), professora Mariette carrega a missão de ser a voz das mulheres de Brochier na política, e para que esta ferramenta da democracia seja mais justa, sensível e próxima da realidade de todas as pessoas. Para demarcar este seu espaço na Câmara de Brochier afirma que usará as ferramentas do diálogo e do trabalho.
Entre suas prioridades, destacou a busca por recursos externos para obras, especialmente a conclusão da rodovia intermunicipal Transcitrus. Ao falar de estradas, salientou ainda a necessidade premente das comunidades lutarem pela reconstruir a ERS-411, para o qual, garante, já abriu tratativas por uma emenda parlamentar.
Brochier já elegeu as vereadoras Ana Maria de Vargas (PDT), de 1993 a 1996; Ângela Maria Tobolski Hartmann (MDB), por duas legislaturas de 2001 a 2008; e Ivânia Maria Griebeler (PDT), por três legislaturas de 2001 a 2012.