Almoçar no moinho com roda d’água da Casa da Atafona é diferente e relaxante. Foto: Cultivo Comunicação Rural

Domingo será de passeio no interior do Vale do Caí e presentinho artesanal

A Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí oferece programação especial para celebrar o Dia das Mães no domingo, dia 12. Cinco das dez propriedades rurais que integram o roteiro vão sediar eventos para quem deseja presentear com um passeio na natureza e em cenários de antigamente. Os visitantes são recebidos pelos próprios agricultores e podem degustar pratos típicos da região.

Duas propriedades estão localizadas em Montenegro. Um deles é o Sítio Steffen, que está na família de Jean, o atual anfitrião, desde 1923. Ele alia gastronomia, passeios em meio aos pomares de Bergamota, lazer e história. As visitas e almoço devem ser agendadas até esta sexta-feira, dia 10 (veja box). Outro local bucólico é a Casa da Atafona, que dentro do seu moinho com roda d’água servirá almoço especial de Dia das Mães. Este empreendimento também pede reserva antecipada, com Martin e Iara Maurer.

Pesque e Pague do Batata, em Harmonia, oferece um belo cenário

Outras opções são a Agrofloresta do Inacinho, em Tupandi, que pode receber no sábado e no domingo mediante agendamento até sexta-feira, dia 10. Lá as atrações são o passeio pelos pomares de citros, almoço na propriedade e ainda ter aula sobre o sistema agroflorestal pioneiro no Brasil liderado por Inácio Rohr. Desde 2.000, mais de 10 mil turistas já visitaram esta propriedade.

Já o Pesque e Pague do Batata, em Harmonia, que oferecerá domingo churrasco de costelão, aceita reservas até sábado à noite. Mães pagam R$ 25,00 e acompanhantes R$ 30,00. Sob o comando de Andréia e Ilvo Finger, essa propriedade alia natureza com pescaria. E para as mães que gostam de chá e fitoterapia, a alternativa é o Horto das Margaridas, em Harmonia. Ali a agricultora Laura Ludwig receberá os turistas que agendarem até a sexta-feira.

A Rota Sabores e Saberes ainda oferece a opção de presentes artesanais no alambique Harmonie Schnaps, em Harmonia, que vai atender no sábado, das 7h30 às 11h30. Ele produz cachaças e licores reconhecidos e premiados internacionalmente.

Reservas antecipadas
Casa da Atafona – (51) 9-9807-7041/ 9-9947-7283
Sítio Steffen – (51) 9-9990-5368
Agrofloresta do Inacinho – (51) 9-9935-0453/ 9-8022-3065
Harmonie Schnaps – (51) 9-9652-1808
Horto das Margaridas – (51) 9-9701-8533
Pesque e Pague do Batata – (51) 9-9982-3618

Mais informações
Facebook e Instagram da Rota Sabores e Saberes
Telefones: (51) 9-9938-4585 ou 9-9786-0085

Rota pioneira no turismo rural agroecológico

Criada em 2007, a Rota Sabores e Saberes tem foco na agroecologia e na agricultura familiar. A intenção é apresentar os sabores e os saberes destes empreendedores que têm forte raiz na cultura agrícola e cultural do Vale do Caí. As propriedades carregam as marcas da colonização alemã e são recheados com a história das famílias anfitriãs dos turistas. A gastronomia, que aproveita as frutas cultivadas pelos agricultores do Vale do Caí, é destaque em cardápios com bergamota, laranja, morango e os derivados da cana-de-açúcar.

Agrofloresta do Inacinho mostra técnica de cultivo inédita no Brasil

Atualmente, dez propriedades e associações a integram, perfazendo quatro cidades: Montenegro (Sítio Steffen, Casa da Atafona, Ecocitrus), Bom Princípio (Ecosabores, Casa do Artesão Mãos com Arte), Harmonia (Harmonie Schnaps, Horto das Margaridas, Pesque e Pague do Batata) e Tupandi (Agrofloresta do Inacinho, Sobrado Weber).

A idealização da Rota foi por meio de um trabalho conjunto do Fórum Regional da Agricultura Familiar do Vale do Caí, em parceria com Emater, prefeituras, Ecocitrus, Ecomorango, Associação dos Pesquisadores de História do Vale do Caí (Apheval) e Escola Técnica Estadual São João Batista, de Montenegro.

Sítio Steffen, em Montenegro, é opção para relaxar

Deixe seu comentário