Rodrigo Barreto, Campeonato Gaúcho, ciclismo, campeão, Montenegro
Rodrigo Barreto conquistou o título estadual de Estrada na categoria Estreante, no início deste mês. Fotos: arquivo pessoal Rodrigo Barreto

No topo. Rodrigo Barreto e Rafael Rosa brilharam em Santa Cruz do Sul

Recentemente, dois montenegrinos conquistaram o título do Campeonato Gaúcho de Ciclismo em Santa Cruz do Sul. Rodrigo Barreto e Rafael Rosa treinam juntos quase sempre, mas não são da mesma equipe e possuem trajetórias bem distintas no esporte. Apesar disso, o resultado na etapa única do estadual foi muito comemorado por ambos, e não é para menos.

Em pouco mais de seis meses no ciclismo, Rodrigo confirmou seu início meteórico na modalidade com o lugar mais alto do pódio na prova de Estrada, na categoria Estreante. Já o experiente Rafael Rosa consolidou sua carreira vitoriosa com mais um troféu da categoria Elite em sua prateleira.
Aos 30 anos, Rodrigo resolveu começar a pedalar há pouco tempo. Em fevereiro deste ano, saía para andar de bicicleta por diversão, com o intuito de esfriar a cabeça. “Estava cabisbaixo, passando por um momento difícil na vida pessoal. Tinha uma bike em casa, mas pedalava por hobby. Então, no dia 19 de fevereiro fui a São Leopoldo comprar acessórios, uma bicicleta nova e equipamentos. Aí comecei a pedalar, pedalar, pedalar, e a cada dia era uma nova descoberta. Isso me deu uma injeção de ânimo”, relembra.

ciclista, Rodrigo Barreto, esporte, estreante, campeão
Ciclista de 30 anos entrou no esporte há pouco mais de seis meses

Depois de adquirir acessórios e uma bike nova, o ciclista baixou em seu celular o aplicativo Strava, para controlar percursos e traçar novas metas. Foi aí que Rodrigo chamou a atenção de Rafael Rosa, que entrou em contato para conhecer o atleta de 30 anos. Em meio a isso, amigos de Rodrigo o convidaram para participar do Audax 300, uma prova de 300 quilômetros em Santa Cruz do Sul. “Estava fechando 70 dias no esporte. Fui e completei o percurso muito abaixo do tempo planejado”, destaca.

Assim que Rafael e Rodrigo se conheceram, o ciclista mais experiente explicou que Rodrigo poderia treinar junto com ele, mas teria que acompanhá-lo no ritmo. Dando suas primeiras pedaladas “a sério”, o atleta de 30 anos, que comprou uma nova bicicleta no início de julho (bike de speed) aceitou o desafio de prontidão. “O Rafael é e vai ser sempre minha inspiração”, enfatiza.

No ciclismo, Rodrigo recebe o apoio de Octopus Effects, Supermercados Mombach, Oficina do Olírio, Arte Dente e Mecânica Barreto.

“O Rodrigo é talentoso, mas também é dedicado”, diz Rafael

Campeões do Campeonato Gaúcho em Santa Cruz do Sul no início deste mês, Rafael Rosa e Rodrigo Barreto treinam juntos há poucos meses. Tempo suficiente para o ciclista mais experiente ver o potencial do atleta recém-chegado ao esporte. “Conheço bastante gente no ciclismo. Tem pessoas esforçadas, tem pessoas dedicadas e tem pessoas talentosas. O Rodrigo é talentoso, mas também é dedicado. Eu já sou mais dedicado. É difícil dizer onde ele pode chegar, porque o esporte tem muitas adversidades, mas tem muito potencial”, ressalta.

Rafael Rosa, ciclismo, Rodrigo Barreto, Campeonato Gaúcho, campeão
Multicampeão, Rafael Rosa tem sido uma espécie de “treinador” de Rodrigo

“O ciclismo é um esporte que leva mais de um ano para alguém se tornar competitivo, e o Rodrigo já é (competitivo) em meio ano”, acrescenta Rafael. Em Montenegro, a dupla tem treinado nas terças e quintas à noite, a partir das 19h, na rua Osvaldo Aranha. “A ideia é fomentar o ciclismo em geral. As pessoas que gostam do esporte passam a semana inteira pensando no final de semana para andar de bike. Estamos buscando apoio para criar uma equipe de ciclismo na cidade”, afirma Rodrigo.

Deixe seu comentário