
No topo. Rodrigo Barreto e Rafael Rosa brilharam em Santa Cruz do Sul
Recentemente, dois montenegrinos conquistaram o título do Campeonato Gaúcho de Ciclismo em Santa Cruz do Sul. Rodrigo Barreto e Rafael Rosa treinam juntos quase sempre, mas não são da mesma equipe e possuem trajetórias bem distintas no esporte. Apesar disso, o resultado na etapa única do estadual foi muito comemorado por ambos, e não é para menos.
Em pouco mais de seis meses no ciclismo, Rodrigo confirmou seu início meteórico na modalidade com o lugar mais alto do pódio na prova de Estrada, na categoria Estreante. Já o experiente Rafael Rosa consolidou sua carreira vitoriosa com mais um troféu da categoria Elite em sua prateleira.
Aos 30 anos, Rodrigo resolveu começar a pedalar há pouco tempo. Em fevereiro deste ano, saía para andar de bicicleta por diversão, com o intuito de esfriar a cabeça. “Estava cabisbaixo, passando por um momento difícil na vida pessoal. Tinha uma bike em casa, mas pedalava por hobby. Então, no dia 19 de fevereiro fui a São Leopoldo comprar acessórios, uma bicicleta nova e equipamentos. Aí comecei a pedalar, pedalar, pedalar, e a cada dia era uma nova descoberta. Isso me deu uma injeção de ânimo”, relembra.

Depois de adquirir acessórios e uma bike nova, o ciclista baixou em seu celular o aplicativo Strava, para controlar percursos e traçar novas metas. Foi aí que Rodrigo chamou a atenção de Rafael Rosa, que entrou em contato para conhecer o atleta de 30 anos. Em meio a isso, amigos de Rodrigo o convidaram para participar do Audax 300, uma prova de 300 quilômetros em Santa Cruz do Sul. “Estava fechando 70 dias no esporte. Fui e completei o percurso muito abaixo do tempo planejado”, destaca.
Assim que Rafael e Rodrigo se conheceram, o ciclista mais experiente explicou que Rodrigo poderia treinar junto com ele, mas teria que acompanhá-lo no ritmo. Dando suas primeiras pedaladas “a sério”, o atleta de 30 anos, que comprou uma nova bicicleta no início de julho (bike de speed) aceitou o desafio de prontidão. “O Rafael é e vai ser sempre minha inspiração”, enfatiza.
No ciclismo, Rodrigo recebe o apoio de Octopus Effects, Supermercados Mombach, Oficina do Olírio, Arte Dente e Mecânica Barreto.
“O Rodrigo é talentoso, mas também é dedicado”, diz Rafael
Campeões do Campeonato Gaúcho em Santa Cruz do Sul no início deste mês, Rafael Rosa e Rodrigo Barreto treinam juntos há poucos meses. Tempo suficiente para o ciclista mais experiente ver o potencial do atleta recém-chegado ao esporte. “Conheço bastante gente no ciclismo. Tem pessoas esforçadas, tem pessoas dedicadas e tem pessoas talentosas. O Rodrigo é talentoso, mas também é dedicado. Eu já sou mais dedicado. É difícil dizer onde ele pode chegar, porque o esporte tem muitas adversidades, mas tem muito potencial”, ressalta.

“O ciclismo é um esporte que leva mais de um ano para alguém se tornar competitivo, e o Rodrigo já é (competitivo) em meio ano”, acrescenta Rafael. Em Montenegro, a dupla tem treinado nas terças e quintas à noite, a partir das 19h, na rua Osvaldo Aranha. “A ideia é fomentar o ciclismo em geral. As pessoas que gostam do esporte passam a semana inteira pensando no final de semana para andar de bike. Estamos buscando apoio para criar uma equipe de ciclismo na cidade”, afirma Rodrigo.