Confraternização entre os Gols marcou o sábado chuvoso na localidade de Faxinal

Gols. Grupos Organizados do Lar festeja o Dia do Amigo com festa e muitas atividades

Desfrutar da companhia de amigos é uma das coisas mais valiosas da vida. Poder estar ao lado de quem se gosta em um clima de descontração e alegria é impagável. Com esse espírito, os Grupos Organizados do Lar (Gols), da Emater, promoveram mais um tradicional encontro em celebração ao Dia do Amigo, que ocorre no próximo dia 20. O evento aconteceu nesse sábado, 13, no salão da comunidade do bairro Faxinal, em Montenegro.

Clari da Silva de 59 anos, integrante do Gol Flor do Ipê, da localidade de Costa da Serra é a “Amiga 2019”

A Festa do Dia do Amigo é realizada através de uma parceria da Emater com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro e secretaria municipal de Desenvolvimento Rural. A cada ano o encontro acontece em uma das localidades onde existem Gols. A escolha do local e do tema do evento é feito em conjunto com representantes dos 20 grupos.

Em 2019 o tema escolhido foi “Festa a Fantasia”. Os mais variados personagens tomaram conta do salão. As integrantes dos grupos capricharam nos adereços. Também pudera, elas participaram de um desfile, do qual foi sorteada a “Amiga 2019”. A sortuda da ocasião foi Clari da Silva de 59 anos, integrante do Gol Flor do Ipê, da localidade de Costa da Serra. Para Clari, participar das atividades é motivo de alegria. “É muito legal. Todos os anos eu participo”, comenta.

O casal Loreni e Ivo Krug aproveitou principalmente a gastronomia da festa

Depois da entrega da faixa para a “Amiga”, o som ganhou volume e muitos aproveitaram a tarde de chuva para “arrastar o pé”. Loreni Krug e o marido Ivo Krug, moram em Campo do Meio, e aproveitaram a tarde para relaxar. Devido a problemas de saúde, Ivo não dança, mas ao lado da esposa se diverte vendo a alegria dos demais. Para o casal, é o tipo de encontro que vale a pena participar. Loreni gosta de todas as ações, mas tem algo em especial que a faz adorar o encontro. “As comidas são ótimas.Tudo é muito legal”, comenta.

Nadir Pinheiro, presidente do Gol Unidas Venceremos, preparou cucas e pães para a festa

Encontro teve troca de sementes e palestra
A troca de sementes e mudas é um hábito comum entre vizinhos do interior, e também ocorre nos encontros promovidos pela Emater. Nesse sábado, mais uma vez, os membros dos Grupos Organizados do Lar tiveram acesso àquelas sementes e mudas que não são comercializadas. Naturais, elas possibilitam aos produtores impedir a extinção de uma série de plantas. “Essa troca tem o objetivo de preservar a biodiversidade nas localidades onde se encontram os Gols”, comenta Everaldo, extensionista da Emater.

Uma palestra sobre o sentimento de inclusão e pertencimento dentro dos grupos também se destacou entre as ações do dia. O tema foi abordado pela psicóloga do Caps, Daiana Gallas.

Um dia de festa e vários de preparativos
Dona Nadir Pinheiro, presidente do Gol Unidas Venceremos, anfitrião deste ano, trabalhou duro durante toda a semana para garantir que os “convidados” fossem bem servidos. A simpática senhora foi responsável pelo preparo de uma ampla linha de cucas e pães. Só na sexta-feira, 11, ela empregou cerca de 40 kg de farinha no preparo de cucas. O produto foi provado e aprovado, prova disso é que só restou uma unidade para ela levar pra casa. “É ótimo fazer esse trabalho, a gente esquece as doenças e problemas. Tanto trabalho vale a pena”, afirma.

Mara Regina da Silveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro e tesoureira do Gol, também ficou satisfeita com o resultado da festa. “Isso aqui é tudo de bom. Só de ver a interação da pessoas já é gratificante. Sem palavras pra explicar”, acrescenta.

Mãe, filhas, netas e bisneto aproveitaram a festa do Dia do Amigo

Diversão para todas as idades
Ao lado do bisneto de apenas 18 meses, dona Ivone Vieira, de 70 anos, passou um dia de alegria, em família. Ela, duas filhas e duas netas, além do pequeno Miguel, aproveitaram a oportunidade para um programa em família.

Tânia, 54, e Vitória Souza, 13, e Juliana, 36, e Sarah Vieira,14, mostram que a festa proporciona diversão para públicos de todas as idades.
Dona Ivone mora em Rua Nova, na localidade de Pesqueiro. Ela, filhas e netas fazem parte do Grupo Mulheres Vitoriosas, do Calafate. “É muito bom fazer parte desse grupo. Estou sempre em todos os eventos”, conta, cheia de alegria.

Deixe seu comentário