Uergs Montenegro, Fundarte
Foto: Arquivo do Jornal Ibiá

Evento reúne alunos, professores e convidados dos cursos de licenciatura em Artes Visuais Dança e Teatro

A unidade de Montenegro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está promovendo o 1º Encontro Pibid/Uergs/Artes Visuais, Dança e Teatro. O evento inicia às 19h de hoje e continua amanhã e sexta-feira no turno da tarde, com a participação de subprojetos dos três cursos ligados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O evento propõe debater, problematizar e refletir sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a sua relação com os contextos das escolas e da educação. A coordenadora da atividade, Marli Sitta, entende que a Universidade possui uma função importante ao dar voz aos alunos. “Parece-nos fundamental a instituição universidade se colocar no papel de oportunizar momentos em que se fale da realidade que se impõe para que seus alunos se percebam mais capazes de construir e produzir conhecimento”, observa a docente.

O encontro ocorre na sala 5 da Uergs Montenegro, que funciona na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), Capitão Porfírio, 2141, Centro. As inscrições podem ser feitas na secretaria da unidade. O evento contará com a participação do convidado Marcos Villela Pereira (PUC/RS), que realiza uma palestra na noite de hoje sobre a nova BNCC. O convidado foi assessor e membro da equipe de especialistas na área de artes que atuaram na produção da primeira e da segunda versão da BNCC.

Programa
Hoje
19h – Abertura; 19h15min – Palestra “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) eas Artes” com o professor Marcos Villela Pereira (PUC/RS). Mediadora: professora Carmem Lúcia Capra (Artes Visuais- Uergs);
20h45 – Debate com a comunidade acadêmica e pibidianos dos cursos de Artes Visuais, Dança e Teatro: Licenciatura da Uergs; supervisoras e escolas parceiras do Pibid/Uergs/Artes Visuais, Pibid/Uergs/Dança e Pibid/Uergs/Teatro; 22h– encerramento

Amanhã
14h – Estudos e debates da BNCC por área: Artes Visuais, Dança e Teatro. Mediação: professor Igor Moraes Simões (Artes Visuais-Uergs), professora Sílvia da Silva Lopes (Dança-Uergs), professor Carlos Roberto Mödinger (Teatro-Uergs) e professora Marli Susana Carrard Sitta (Teatro- Uergs), Coordenadores dos subprojetos do Pibid/Uergs/Artes Visuais, Pibid/Uergs/Dança, Pibid/Uergs/Teatro; 17h – encerramento

Sexta-feira
14h – Abertura – Coordenadores dos subprojetos: professor Igor Moraes Simões (Artes Visuais-Uergs), professora Sílvia da Silva Lopes (Dança- Uergs), professor Carlos Roberto Mödinger (Teatro-Uergs) e professora Marli Susana Carrard Sitta (Teatro-Uergs).
14h30min – Painel “A BNCC e as Artes Visuais”
15h – Painel “A BNCC e a Dança”
15h30min – Painel “A BNCC e o Teatro
16h – Intervalo
16h20min – Roda de conversas – “Problematizando a BNCC com foco nas áreas de Artes – Artes Visuais, Dança e Teatro e a realidade das escolas parceiras”. Mediadores: Coordenadores dos subprojetos: professor Igor Moraes Simões (Artes Visuais-Uergs), professora Sílvia da Silva Lopes (Dança-Uergs), professor Carlos Roberto Mödinger (Teatro-Uergs) e professora Marli Susana Carrard Sitta (Teatro-Uergs).

Deixe seu comentário