Trocas nos comandos da Brigada Militar e do IGP

Anúncio de novo comando na BM e nova diretoria do IGP/RS foram feitos nesta sexta-feira pelo secretário Cezar Schirmer. Fotos: Rodrigo Ziebell/SSP

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (20), a troca de comando na Brigada Militar (BM) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP). À frente da Polícia Militar assumirá o coronel Mario Ikeda, atual subcomandante-geral. Já a nova diretora-geral do IGP será a perita criminal Heloísa Kuser. Ela substituirá o perito criminal Eduardo Lima Silva, que ocupava o cargo desde julho de 2017.

Ikeda dará lugar no subcomando ao coronel Eduardo Biacchi, diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública (DIPS) e coordenador de Gestão Estratégica da SSP. O coronel Julio Cesar Rocha Lopes permanecerá no posto de chefe do Estado-Maior.

Apesar da oficialização, ainda não há uma data estabelecida para as posses dos novos gestores de ambas as instituições. A expectativa é de que ocorra logo após a publicação dos atos no Diário Oficial do Estado (DOE). Na cerimônia também foi apresentada a nova tropa da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que atuará em Porto Alegre.

Comandante-geral da BM – Coronel Mario Yukio Ikeda

Ingressou na Brigada Militar em 1985. Foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, de 2010 a 2013. Durante a copa do mundo de 2014, ocupou o cargo de gerente de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). De 2015 a 2017, assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Desde janeiro de 2017, é subcomandante-geral da Brigada Militar.

 

Diretora-geral do IGP – Perita Heloisa Helena Kuser

Ingressou no Instituto-Geral de Perícias em 2004, na Seção de Atendimento a Local Crime e Seção de Perícia Ambiental. Atuou como coordenadora do Curso de Formação de Peritos Criminais (2009 a 2010). De 2007 a 2010, foi coordenadora e professora em cursos de formação da Brigada Militar e da Polícia Civil. Entre 2011 e 2015, foi coordenadora geral de Treinamento e Capacitação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e representou o Ministério da Justiça (MJ) no Comitê Gestor da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos.

 

Deixe seu comentário