Toro 2019 chega mais cara e com novas versões

Segunda picape mais vendida do país, a Toro já começa a chegar às concessionárias em sua linha 2019 com uma nova versão de entrada (denominada Endurance, com motor 1.8 flex e câmbio automático de seis velocidades), e uma nova opção top de linha com motor flex, a Volcano 2.4 AT9. Por outro lado, o catálogo perdeu a configuração 2.4 flex manual. Aliás, a caixa mecânica foi totalmente eliminada da família. O câmbio será sempre automático, variando de seis ou nove velocidades.

No modelo com dois airbags, o teste conferiu quatro estrelas tanto para adultos quanto para crianças. Foto: Latin NCAP/Divulgação

Em relação à tabela anterior, os preços foram reajustados em quatro das cinco versões, agora mais equipadas. Apenas a Volcano 2.4 flex se manteve nos mesmos R$ 115,6 mil. Houve aumento na Freedom 1.8 flex (de R$ 91.990,00 para R$ 102.990,00), na Freedom 2.0 diesel (era R$ 122.590,00 e passou a R$ 131.590,00), na Volcano diesel (de R$ 136.190,00 para R$ 142.990,00) e na Blackjack 2.4flex, que saía por R$ 115.290,00 e agora custa R$ 117.490,00.

Ao apresentar a linha 2019 da Toro, a Fiat também orgulha-se de ter alcançado 100 mil unidades emplacadas em dois anos de mercado. Líder da categoria, ela teve 50.723 emplacamentos em 2017. Entre os comerciais leves, só perdeu para a Strada, que vendeu 54.870 exemplares.

Qual o segredo de tamanha aceitação, além do design arrebatador? Preço atraente em relação às concorrentes maiores aliado à sua dirigibilidade de automóvel e à praticidade para levar cargas, sem ser um veículo gigante para rodagem dentro da cidade. “O Toro atende tanto ao público urbano, por seu design e espaço, quanto o rural, por sua versatilidade, capacidade de carga e motor diesel aliado à tração 4×4”, afirma a Fiat.

O gerente da Betiolo Fiat Montenegro, Geison dos Santos, comenta que a receptividade à picape é muito boa na região, principalmente devido à versatilidade e visual inovador. “Inclusive foi eleita a melhor compra pela revista Quatro Rodas. O sucesso da Toro reflete no emplacamento, sendo a picape média mais emplacada no país em 2018”, enaltece.

No Vale do Caí, clientes de variados perfis têm levado o modelo para casa em razão de suas múltiplas aplicações, seja trabalho ou passeio. As linhas esportivas têm seduzido até mesmo o público mais jovem, diz Geison. Como diferenciais da picape, o gerente cita a proposta que ela entrega ao consumidor, ou seja, o conforto de um veículo premium e, ao mesmo tempo, a robustez de um utilitário.

Preços
Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 90.990,00
Freedom 1.8 Flex AT6 – R$ 102.990,00
Volcano 2.4 Flex AT9 – R$ 115.690,00
Blackjack 2.4 Flex AT9 – R$ 117.490,00
Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 131.590,00
Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 142.990,00

Quatro estrelas em segurança

Para o cliente preocupado com segurança, aspecto cada vez mais levado em conta na hora da compra, a Toro deu um passo à frente ontem. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) anunciou que a picape ganhou quatro estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e crianças.

2.4 flex só havia a Freedom (acima), mas agora Fiat apresenta também a Volcano com mesmo motor. Foto: Arquivo/Jornal Ibiá

Nos testes de impacto frontal e lateral, ela ofereceu boa proteção para as cabeças dos adultos, proteção adequada e marginal para os peitos, no impacto frontal e lateral respectivamente. O modelo testado possuía dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade.

O Latin NCAP também avaliou a versão de seis airbags (opcional) da Toro no impacto de poste, comprovando que proporciona a proteção suficiente para cumprir os requisitos. Foi constatada boa proteção para quase todas as partes do corpo.

Endurance
É oferecida apenas com motor 1.8 E.torQ, que tem desempenho limitado para um carro desse porte e pesado. O câmbio é automático, de seis velocidades. A lista de equipamentos de série traz ar-condicionado, computador de bordo, start-stop, controle de tração e de estabilidade, direção elétrica, assistente de partida em rampa, quadro de instrumentos com tela em TFT, travas e vidros elétricos, e volante com regulagem de altura e profundidade.

Freedom
As versões Freedom 1.8 AT6 e Freedom 2.0 AT9 Diesel ganharam novos itens de série, como faróis de neblina com moldura cromada, retrovisores elétricos com memória, ar digital duas zonas, câmera de ré, multimídia com tela de cinco polegadas, seis alto-falantes, comandos no volante com reconhecimento de voz, duas tomadas 12V, duas entradas USB, barras de teto, luz elevada de freio e iluminação da caçamba, além de apoia-braço dianteiro e traseiro. Na versão flex, as rodas são de liga leve e 16 polegadas de série, enquanto na diesel são de 17. Ambas têm como opcionais bancos em couro, airbag de joelhos para o motorista e airbags laterais.

Volcano
Tanto com motor 2.4 flex quanto com motor diesel 2.0, essa configuração agora reúne o sistema Keyless Enter’n’go, ou seja, você entrada na picape sem usar a chave e aciona o motor por botão (a chave precisa estar no bolso), partida remota (bom para ligar o carro e o ar a distância em dias de calor), banco do motorista elétrico, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de pressão dos pneus. A Volcano Diesel oferece ainda rodas de 18 polegadas. A lista de opcionais tem os mesmos da Freedom e também o teto solar panorâmico.

A versão Blackjack 2.4 continua na linha 2019 sem alterações. O seu diferencial está no acabamento sem cromados, todos os detalhes em preto. Por fora, tom grafite nas rodas de 17 polegadas, nos retrovisores externos, no friso da grade dianteira e nas barras de teto.

Últimas Notícias

Destaques