Frente fria que se aproxima não deve ser a última do Inverno

Prepare os casacos, novamente, e não saia sem o guarda-chuva. O primeiro final de semana de agosto será um tanto quanto diferente do esperado: com temperaturas baixíssimas, geada e pancadas de chuva.

Vera Terezinha Vargas Carvalho, 65, adora o Inverno e está ciente da frente fria que chegará. “Já sabia e adoro a Estação. Trabalho com vendas então prefiro o frio. É melhor pra sair, não é tão quente. Agora, chuva, não gosto muito não”, salienta.

Hiloni Silva de Almeida, 64, admite que preferia que não houvesse mais frio nesse ano, mas lembra que pode trazer benefícios. “Não queria na verdade, ano passado não foi tão frio nessa época e foi tão bom. Por outro lado, é bom pra acabar um pouco com essas viroses que vêm no Inverno, acho que é preciso, desde que não venha chuva tá bom”, pontua.

Frio deve vir acompanhado de pancadas de chuva ao fim da tarde de hoje

Apesar de contra a vontade de Hiloni e Vera, as previsões para pancadas são firmes. Luiz Souza, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), explica que uma massa de ar frio está se aproximando da região e traz pancadas de chuva leves que devem ocorrer já durante o fim da tarde de hoje. Apesar das pancadas de chuva previstas para hoje, amanhã o tempo já deve abrir e a partir daí, chega a onda de frio.
Luiz explica que o “calorzinho” que estamos sentindo hoje se reverte em frio intenso na sexta-feira, 2, que pela manhã tem temperatura prevista de 4ºC à 6ºC com possibilidade de geada. Durante a tarde, são previstos ventos fortes e máxima é de 12ºC.

 

No sábado, 3, a possibilidade de geada pela manhã permanece, com temperaturas que não devem ultrapassar os 3ºC. Na parte da tarde a máxima também deve ser de 12ºC.
Pra fechar o fim de semana ainda com geada, domingo, 4, tem temperaturas de 4ºC à 12ºC durante o dia. Já o início da semana que vem, com a onda de frio se afastando na segunda-feira, 5, a possibilidade de geada ainda não é descartada, ainda que mínima, e o dia pode chegar a ter de 6ºC à 18ºC.

Agosto terá outra frente fria?

O boato de que a onda de frio desse fim de semana é a última pode ser apenas especulação. Segundo o meteorologista, ondas de frio podem ocorrer novamente e outra frente fria está prevista para daqui cerca de quinze dias, trazendo alta pressão. Mas ainda não há nada definido.

Luiz comenta ainda, que em setembro podem ocorrer algumas ondas de frente frias que trazem possibilidade de neve para algumas cidades do Sul. Não é muito comum que se tenha muitas frentes frias em agosto e setembro, mas como comenta Luiz, “parece que o frio as chuvas chegaram um pouco atrasados nesse ano”.

Oscilação de temperaturas no Inverno prejudica comércio

Gerente de loja afirma que oscilação de temperaturas no Inverno prejudica vendas

Segundo a gerente da loja Dullius, Luana Tonelli,esse ano as vendas de Inverno não superaram as expectativas. Para ela, o maior causador disso é a oscilação nos dias de frio, onde não existiu, esse ano, uma sequência de dias gelados. “Quando há uma semana inteira, por exemplo, de frio intenso, as vendas sobem, as pessoas procuram mais”, explica. Luana comenta, ainda, que cada vez o Verão vem se destacando em vendas e o que se espera é que a estação venda consideravelmente mais do que o Inverno.

 

Deixe seu comentário