Teatro Roberto Cardona e pavimentação de vias serão entregues nos próximos meses

10º EDIÇÃO DO PROGRAMA “Prefeito tá on” destacou obras para Montenegro em 2024

O prefeito em exercício, Cristiano Braatz, participou da 10ª edição do programa “Prefeito tá On” exibido pela Rádio Ibiá Web, nessa quarta-feira, 7. Junto a ele estiveram os engenheiros Daniel de Vargas, assessor do departamento de Planejamento, e Orlando Aguillera, assessor da secretaria municipal de Obras Públicas. Gustavo Zanatta encontra-se em viagem a Brasília.

O programa, apresentado por Mara Rúbia Flores, abordou tópicos relacionados às obras e melhorias previstas para Montenegro em 2024. Além disso, Braatz respondeu perguntas encaminhadas pelos cidadãos.

Em destaque, Braatz e sua equipe técnica trazem a notícia sobre a entrega da reforma do Teatro Roberto Atayde Cardona, iniciada na segunda quinzena do mês de novembro de 2023. Cristiano destaca a importância da obra, pois o fechamento do local deixou uma lacuna por espaços para eventos no município. “Esta é uma demanda antiga que está prestes a ser sanada”, afirma.

O prefeito lembra que desde sua posse como vereador em 2016, o teatro já apresentava problemas estruturais. Após oito anos, a reforma foi retomada e está agora cerca de 90% concluída, com os principais serviços realizados. Cristiano explica que ainda falta a instalação das poltronas e uma revisão final do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), mas a previsão é que essas etapas sejam finalizadas até março.

Braatz enfatiza que a reforma foi um projeto em parceria entre o departamento de Planejamento e a Secretaria Municipal de Obras. O engenheiro Daniel de Vargas menciona um aditivo no projeto do telhado, que precisou ser readequado após a descoberta de furos durante a remoção do forro. No entanto, afirma que as adaptações foram feitas e a obra está em andamento.

Além das melhorias estruturais, é destacado o trabalho de preparação de assentos para pessoas com necessidades especiais, bem como as adequações nos camarins e banheiros do teatro. Com a previsão de funcionamento em abril, para o prefeito em exercício, a reforma do Teatro Roberto Atayde Cardona promete ser um marco na cultura local, proporcionando um espaço renovado e acessível para eventos artísticos e culturais.

Pelo menos 90% das reformas no Parque Centenário devem ser finalizadas neste ano
O vice-prefeito Cristiano Braatz destaca que quase todos os serviços previstos para o Parque Centenário devem ser finalizados ainda este ano. Braatz ressalta que, se não atingirem 100%, ao menos 80% a 90% das obras serão concluídas. Segundo ele, uma verdadeira revolução está acontecendo no parque, que não recebia uma reforma como esta desde 1988, quando foi preparado para o Festa e Festa. Após isso, apenas melhorias pontuais foram realizadas, nada comparável ao impacto atual, destaca o prefeito.

Cristiano enfatiza a importância dada pelo prefeito Zanatta à revitalização do Parque Centenário. Entre as melhorias em andamento, destacam-se a construção de uma quadra de areia para beach tênis e a criação do ParCão, um espaço voltado para a convivência entre tutores e seus animais de estimação. Braatz afirmou que a obra, financiada com recursos próprios, deve ser entregue à comunidade até o início de março.

O avanço da reforma do Ginásio Normélio Petry, conhecido como Azulão, também é destaque. A obra está em fase adiantada, com o telhado quase pronto e em breve passará para a etapa do piso. Essas melhorias visam oferecer mais opções para o esporte e o entretenimento na região

Também está prevista para o Centenário a instalação da Casa do Turista. O espaço será próximo à entrada principal, acompanhada de um deque. Já o prédio do antigo restaurante, hoje totalmente reformado, terá chamamento público para a ocupação do local. O cercamento total do parque também está próximo de ser concluído, informam os engenheiros do Município.

Braatz falou ainda sobre o anfiteatro, o pórtico e a remodelação do chafariz. A primeira delas é a obra que poderá impedir que 100% dos trabalhos sejam concluídos neste ano, devido a sua complexidade.

Os problemas na rede elétrica no Parque devem acabar. O local ganhou uma subestação, que proporcionará iluminação mais eficiente ao e acabará com os problemas de falta de energia.

Embora ainda não seja possível precisar o valor total dos investimentos no Centenário, o representante do Executivo estima que gire em torno de R$ 10 milhões. Cristiano destaca que aproximadamente duas mil pessoas utilizam o parque a cada final de semana, evidenciando a importância para a comunidade.

Ampliação da iluminação LED
Conforme Braatz, mais de 1.800 pontos de iluminação serão alvo da expansão da iluminação de LED, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais. A instalação está programada para começar em breve, priorizando bairros e locais estratégicos como escolas e pontos de ônibus. A previsão é de que as novas instalações estejam concluídas até o segundo semestre.

Cristiano enfatiza o compromisso da administração em atender todas as áreas da cidade, visando não apenas melhorar a iluminação pública, mas também aumentar a sensação de segurança. Ele relata que, atualmente, Montenegro conta com cerca de 13 mil pontos de iluminação, e o trabalho de ampliação será realizado de forma gradual.

A instalação de lâmpadas em LED chega a sua segunda fase. Foto: ACOM/Prefeitura de Montenegro

Melhorias para escolas municipais
Uma das perguntas encaminhada para o “Prefeito tá on” é da professora Luiza Reinaldo, sobre o conforto térmico nas escolas. Ela expressa preocupação com a falta de ar condicionado em algumas escolas municipais, mencionando casos de alunos que passaram mal devido ao calor.

Cristiano Braatz ressalta o trabalho que vem sendo realizado através das leis de incentivo. Ele enfatiza a importância de direcionar recursos de empresas interessadas em se instalar na cidade para as escolas municipais. Segundo ele, a demanda por reformas estava represada em todas as áreas, o que levou à ampliação da equipe técnica para lidar com o volume de trabalho.

O engenheiro Orlando Aguilerra explica que algumas escolas precisam de investimentos significativos para lidar com o conforto térmico. Ele menciona projetos em andamento, como as readequações na Escola Cinco de Maio e na Escola do Aeroclube. Aguilerra também destaca a busca por parcerias com empresas para contrapartidas financeiras, permitindo a realização de projetos de instalação de ar condicionado.

Semana Farroupilha poderá ser no novo Parque de Rodeios
Braatz destaca a importância do Parque de Rodeios, que surge como uma oportunidade de resgatar tradições em Montenegro. Após a remoção da pista de rodeios no Parque Centenário, uma área tradicional para esse tipo de evento foi retomada no Passo do Manduca. São 65 hectares de terra adquiridas por meio de desapropriação.

O projeto de instalação do Parque avança, com previsão de início das obras para março. A construção proporcionará espaços para CTGs e piquetes, mas estará aberto para uso da comunidade em geral. A expectativa é que os trabalhos durem dois meses, possibilitando a realização da Semana Farroupilha já no novo espaço.

Braatz assegura ainda que, após a conclusão desta obra, a atenção se voltará ao Balneário Municipal, o Baixio, ampliando as opções de lazer para a comunidade.

O parque de rodeios será instalado no Passo do Manduca, local já conhecido por muitos tradicionalistas. Foto: ACOM/Prefeitura de Montenegro

Mais praças reestruturadas
O programa Família na Praça passa por ampliação, abrangendo a reforma e construção de novas praças em diversos pontos. Além das já reformadas e construídas, com padrão arquitetônico, novos espaços estão em desenvolvimento.

Locais como a Praça Tancredo Neves do bairro São João e a praça improvisada, instalada em área verde na Arthur Renner, passam por reformas e instalação de equipamentos. A Praça da Matriz será reformulada, assim como também irá ocorrer no bairro Santo Antônio.

No Germano Henke as melhorias já estão concluídas. E, a tão aguardada Praça de Santos Reis já tem data para ser inaugurada: dia 24 de fevereiro, às 10h.

Pavimentação: Transcitus, Imigrantes e Passo da Amora
A conclusão da obra da rodovia Transcitrus no trecho de Montenegro está próxima. Conforme Cristiano Braatz, apenas 500 metros restantes para finalizar o trecho que liga a cidade a Maratá, os trabalhos de drenagem estão em andamento, com previsão de conclusão em 120 dias. Braatz expressa otimismo quanto a um término mais rápido, apontando a busca por emenda de bancada como impulsionadora para finalizar o que falta nos demais municípios abrangidos pela rodovia.

Já em relação a pavimentação da rua dos Imigrantes, o engenheiro Daniel de Vargas explica que o projeto contempla 3km, da rua João Corrêa até a RS124, com drenagem, pavimentação, passeios e sinalização. A licitação está em fase final e a execução deve começar no início de março.

Braatz garante que a empresa e os recursos estão disponíveis, com a ordem de início da obra prevista para o máximo no início de março. Além disso, destaca que a topografia do trecho ligando a Rua dos Imigrantes à Travessa Steigleder está sendo finalizada, com todos os projetos e adequações em andamento para o início da obra.

Durante a sétima edição do programa “Prefeito tá on”, em julho de 2023, o prefeito Gustavo Zanatta reiterou seu compromisso com a pavimentação da Estrada do Passo da Amora, contudo, os trabalhos ainda não tiveram início. Questionado sobre a previsão da obra pela professora Luiza Reinaldo, o prefeito em exercício, Cristiano Braatz, explicou que a obra precisa ser pensada por partes. Um empresário da localidade doou um projeto que contempla a primeira etapa. O documento está sendo analisado pelos engenheiros da prefeitura.

Além disso, estão em curso os processos de orçamento e memorial descritivo, com ajustes sendo feitos. O edital para a obra deve ser lançado ainda no primeiro semestre, com planos de iniciar outros dois trechos posteriormente.

Asfalto para todos
O Projeto de Pavimentação de 74 ruas em Montenegro está programado para começar com obras em cinco ruas do bairro Estação e outras duas no bairro Panorama. O cronograma se estende até o início de 2026, com planos de avançar para outras ruas após a conclusão dessas vias.

Alex Silva, morador do bairro Estação, questionou sobre a pavimentação da Rua das Camélias, que não está incluída na primeira etapa. As vias selecionadas, como Rua das Margaridas, Artemíseas, Alamandas, Rua das Rosas e Rua das Tulipas, foram escolhidas com base em critérios de conectividade.

A obra já tem uma empresa vencedora e deve começar em breve. As ruas Boa Vista e Heitor Müller, no bairro Panorama, e a Rua dos Sinos, no bairro Senai, também receberão nova pavimentação nesta fase do projeto. No entanto, não há previsão para melhorias na Rua Santa Teresinha, necessidade apontada por Dona Eli, moradora do bairro Ferroviário, que encaminhou sua pergunta ao prefeito. O processo é guiado por um cronograma, com cada etapa concluída antes de planejar a próxima.

Pedágio free flow
Durante o programa também foi falado sobre o pedágio free flow, que tem tido recorrente repercussão desde 2021. Cristiano foi questionado sobre a demora do Executivo local em posicionar-se frente ao tema que vem gerando discussões e oposição nas cidades vizinhas. Segundo ele, o movimento contrário a instalação do pedágio foi mais forte por parte dos prefeitos de Capela e São Sebastião do Caí porque esses municípios são os mais afetados pelo sistema, mas reconhece que Montenegro também será impactado.

Braatz afirma que Zanatta busca alternativas para amenizar os impactos do pedágio, inclusive, tem se reunido com deputados em Brasília em busca de apoio. Cristiano defende o diálogo com o Governo do Estado e a concessionária responsável pela praça como ferramenta essencial para minimizar os efeitos da nova praça. Ele sugere a criação de uma força-tarefa envolvendo a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) e a Assembleia Legislativa para buscar alternativas. “O prefeito (Zanatta) tem apoio de deputados de diversos partidos. É um assunto de interesse coletivo”, justificou.

Últimas Notícias

Destaques