Com brincadeiras de crianças espetáculo chamou a atenção da gurizada

O espetáculo “O Brinquedo Mágico” faz parte da programação do Projeto Cultura na Estação

Entre muitas risadas e com os olhos encantados, na tarde desta terça-feira, 11, ocorreu o espetáculo de bonecos “O Brinquedo Mágico”, no espaço Cultural Braskem da Estação da Cultura. A atividade integra a programação do Projeto Cultura na Estação, que irá realizar uma série de eventos e apresentações até o final deste ano.

Alunos do Jardim e das séries iniciais das escolas Walter Belian, Adenillo Edgar Rübenich, Gente Miúda e Esperança encheram o espaço cultural. Com o objetivo de estimular a criatividade de crianças e adolescentes que estudam em instituições públicas, o grupo Pregando Peça apresentou o espetáculo “O Brinquedo Mágico”, que conta a história de dois amigos, Clara e Pedro, que resolvem brincar em uma praça abandonada, onde encontram materiais que estimulam a criatividade e os fazem resgatar muitas brincadeiras de criança. Em uma delas, surge a ideia de construir um brinquedo mágico e viajar pelo mundo da diversão e da imaginação.

De acordo com o grupo Pregando Peça, a atividade cultural e lúdica utiliza o teatro como facilitador do tema brincar, contrapondo-o ao relacionamento virtual. “Através do teatro, valorizamos as relações de amizade, companheirismo, solidariedade e coletividade, bem como a preocupação com o descarte correto do lixo”, relatam.

O aprendizado para os alunos, porém, começou antes de chegarem na Estação da Cultura. A professora da Adenillo Edgar Rübenich – a escola Tio Riba, Rivana Bühler, relata que, por ser próxima da Estação da Cultura todos foram a pé. “Para eles, já foi um aprendizado atravessar a rua, cuidar a faixa de segurança, etc. Eles já estão aprendendo a ter uma autonomia”, comenta.

Segundo Rivana, a expectativa estava bem alta. “Eles estavam bem faceiros por poder ver o teatro de bonecos. Vieram bem alegres pelo caminho”, diz a professora. As atividades do Projeto Cultura na Estação fazem parte dos 110 anos da Estação da Cultura e ainda ocorrem Oficinas de Contação de Histórias voltadas para os professores, nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no espaço Braskem.

Circulando em 15 municípios do Rio Grande do Sul com o teatro de bonecos “O Brinquedo Mágico” e a Contação de Histórias “A Magia dos Brinquedos”, o grupo Pregando Peça, de Santa Maria, faz parcerias com instituições educativas desde a sua criação, há mais de 30 anos. O objetivo é proporcionar alternativas de lazer cultural para a comunidade escolar.

Crianças adoraram a atividade realizada nesta terça-feira na Estação da Cultura

Coletividade e preocupação com o meio ambiente são focos do “Brinquedo Mágico”
O Projeto do grupo Pregando Peça oferece apresentações, contação de histórias e oficinas para professores da rede pública. Além disso, atividades voltadas ao coletivo e ao meio ambiente também são trabalhadas nas ações desenvolvidas com alunos.

Circulando em 15 municípios do Rio Grande do Sul com o teatro de bonecos “O Brinquedo Mágico” e a Contação de Histórias “A Magia dos Brinquedos” o grupo Pregando Peça, de Santa Maria, faz parcerias com instituições educativas desde a sua criação, há mais de 30 anos, com o objetivo de proporcionar alternativas de lazer cultural para a comunidade escolar.

A Companhia faz a confecção de bonecos, a cenografia e a produção. As apresentações acontecem nas cidades de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca, Nova Palma, Ivorá, Silveira Martins e Restinga Seca, com patrocínio da Nova Palma Energia (Faxinal do Soturno). Em Panambi pela Hidropan (Panambi) e nos municípios de Rio Grande, Montenegro, Triunfo, Nova Santa Rita e Porto Alegre, com patrocínio da Braskem. No total serão 22 espetáculos teatrais, 24 contações de histórias e seis oficinas de capacitações, envolvendo a participação de mais de oito mil pessoas.

O cronograma do grupo segue ao longo do mês de junho, na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, em Montenegro, na Estação da Cultura. Durante o mês de julho, de 8 a 23/07, em Porto Alegre, Triunfo, Nova Santa Rita e Faxinal do Soturno.

Deixe seu comentário