A Creche Lar do Menor, localizada na rua Dr. Bruno de Andrade, 940, no bairro Municipal, é uma das unidades sob a responsabilidade da Sociedade

Celebrar. Neste sábado, 8, entidade faz aniversário e agradecimento à comunidade acontece na Praça Rui Barbosa

Neste sábado, 8, a Sociedade Beneficente Espiritualista comemora 58 anos de contribuição social em Montenegro. Das 9h às 11h30min, acontece o evento de agradecimento à população, na Praça Rui Barbosa.

Idealizada por um grupo de senhoras, a Sociedade teve seu nascimento, em 1960, com o objetivo principal de acolher crianças “desvalidas”, em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio do poder público, de entidades filantrópicas, privadas, clubes e comunidade a entidade se expandiu, mantendo-se, ao longo de mais de meio século, e criando raízes no município.
E foi em cima de um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Montenegro que o sonho saiu do campo das ideias e onde a instituição se expandiu e tomou proporções sociais. Inicialmente com atendimento a apenas 12 menores, no contraturno escolar, hoje são mais de 500 crianças e adolescentes contempladas pelo programa de núcleo de educação, em cinco creches, e casa de acolhimento.

O educandário Lar do Menor foi a primeira unidade da Sociedade Beneficente, sendo, ainda, a primeira creche montenegrina. E sem dúvida ela, assim como as outras unidades sob responsabilidade da entidade, é de extrema importância para Montenegro. Acolhendo diversas crianças, sem dúvida auxilia pais que não teriam onde deixar os filhos.
A presidente da Sociedade Beneficente Espiritualista, Maria Soledad Vidal Rodrigues destaca a importância das parcerias na história da entidade. “Para que continue cada vez mais ativa na cidade e consiga atender às necessidades da população, com muito amor e carinho. É desenvolvido, com os recursos vindos desses parceiros, e que estão sempre ajudando muito, um ótimo trabalho e gestão administrativa”, explica.

Abrigo Menino Jesus de Praga é outra instituição comandada pela gestão da Sociedade Beneficente Espiritualista. Foto: arquivo institucional

Como reflexo, a gestora destaca que em todas as instituições de ensino, as crianças são muito bem atendidas. “E também no Abrigo. É um carinho muito grande de todos os colaboradores que se envolvem. E é isso que existe, um amor enorme à instituição e o agradecimento à comunidade por esse acolhimento à Sociedade Beneficente Espiritualista”, termina.

As unidades que atualmente prestam atendimento infantil sob a gestão da Sociedade Beneficente são: Unidade Anita Harres Ferraz (Creche Lar do Menor); Unidade de Educação Infantil Cinco de Maio; Unidade de Educação Infantil Cleo Heller; Unidade de Educação Infantil Hélio Soares Araújo e Unidade de Educação Infantil Nilton Moreira (Creche Trilhos), além do programa da Casa de Acolhimento Abrigo Menino Jesus de Praga.

Em 2017, cada uma ganhou seu próprio logo, em cores diferenciadas. O trabalho foi feito voluntariamente por Patrícia e Rodrigo Griebler.
Entre as ações desenvolvidas está o Projeto Família Feliz; Resgatando a Cidadania; Férias para a Casa de Acolhimento; projetos para a Vara Criminal da Comarca de Montenegro e em busca de recursos para a manutenção dos prédios e renovação de equipamentos.

“Montenegro está de parabéns com essa entidade”
Para a vice- diretora da Sociedade, Maria Terezinha Kraemer Canello, a entidade tem grande valor aos montenegrinos. “Visto que tem cinco escolinhas de educação infantil e a única casa de acolhimento de Montenegro, o Abrigo Menino Jesus de Praga. E só ela já mostra o seu grande significado para o município”, enaltece.

Acompanhando de perto, há quatro anos, todo o trabalho realizado, destaca o crescimento da organização social. “Principalmente em relação à qualidade ofertada. Há muita qualificação profissional lá. As exigências têm sido maiores. Ela se estruturou melhor com diretoria pedagógica, financeira. E eu vejo o quanto o pedagógico é importante. Há muitas pessoas que, infelizmente, ainda acham que creche é só para deixar a criança, e não é isso”, defende.

Além de um ambiente de socialização, é na creche onde se recebe as primeiras informações de uma escola, segundo a gestora. “Todos os pais que têm filhos em nossas unidades podem ter certeza de que eles são bem atendidos e que a profissionalização está muito grande”, declara.

Em relação ao Abrigo, a vice-diretora também destaca a boa estrutura de atendimento. “E sentimos o carinho dos colaboradores com aquelas crianças e jovens. Então Montenegro está de parabéns com essa entidade. Porque ela só veio a somar para a ação social da comunidade”, diz Maria.

Nica, como também é conhecida, lembra a organização não é pública. “Esse é um grande engano, e muitos pensam isso. Ela não é da Prefeitura. Ela presta apoio para a Prefeitura”, conclui.

Diretora Executiva, Josênia Flores Cruz afirma que há quase 60 anos o empenho é prol da comunidade. E assim seguirá.
“Não podemos deixar de agradecer a ajuda que recebemos dela. Nós também temos tido parceiros, o principal a Administração. E prestamos serviço em duas áreas: a de educação e da assistência social. E assim como somos importantes para a comunidade, ela reconhece isso e nos ajuda a fazer nosso trabalho. As comunidades onde nossas creches estão inseridas também se engajam bastante. O Rotary, Lions, fora as pessoas que doam impostos ou ajudam na questão da Nota Fiscal Gaúcha”, salienta a Diretora Executiva.

Gestão Atual
Diretoria Estatutária:
Presidente: Maria Soledad Vidal Rodrigues
Vice-presidente: Maria Terezinha Kraemer Canello
1º Secretária: Nereida Santana
2º Secretária: Vera Marli Zirbes
1º Tesoureiro: Rejane Batista
2º Tesoureiro: Hedy Lourdes K. Thonsen
Diretoria Executiva:
Diretora Executiva: Josênia Flores Cruz
Diretora Administrativa: Maria Cristina Kranz
Diretora Pedagógica: Maria Agraciada Oliveira
Diretora de Planejamento: Lúcia Rammé

Conheça um pouco sobre as Unidades amparadas pela Sociedade Beneficente Espiritualista
-Unidade de Educação Infantil Anita Harres Ferraz- Também conhecida como Lar do Menor, funciona na rua Bruno de Andrade, junto à sede da instituição e homenageia a fundadora e primeira presidente. A unidade foi criada em 1960.
Em 1993, o Lar do Menor foi convidado a assumir, com a Prefeitura e a antiga Febem, a administração do Abrigo Menino Jesus de Praga. Com o passar do tempo, a administração foi assumida pelo Lar, firmando contratação de Prestação de Serviço com o município de Montenegro.
-Unidade de Educação Infantil Cleo Heller- Funciona no bairro Panorama, na rua Heitor Müller, e homenageia a ex-primeira dama do município, Cleo Heller. A unidade foi criada em 1979.
-Unidade de Educação Infantil Hélio Soares Araújo- Funciona no bairro Germano Henke, na rua Maceió, e homenageia o membro do Lions Clube Montenegro Centro, Hélio Soares Araújo.A unidade foi criada em 1987.
– Unidade de Educação Infantil Nilton Moreira- Funciona no bairro Senai, na rua dos Imigrantes, e homenageia o Dr. Nilton Moreira, membro da diretoria da Sociedade Beneficente e do Rotary Clube Montenegro. A unidade foi criada em 1988.
– Unidade de Educação Infantil Cinco de Maio- Funciona no bairro Cinco de Maio, na rua Barão do Jacuí e leva o nome de data de criação de Montenegro. A unidade foi criada em 1983.

Deixe seu comentário