Ferramenta de pesquisa Lava Jota permite fácil acesso a documentos da operação Lava Jato. É o maior banco de dados públicos sobre a operação, reunindo mais de 900 ações. Além de diversos documentos online, incluindo PDFs, vídeos e gráficos. As pesquisas podem ser feitas usando palavras-chave que constam dentro de cada documento.

“A Lava Jato está aqui exposta de forma inédita para escrutínio público, para facilitar o trabalho de operadores do Direito, jornalistas e acadêmicos e, especialmente, para democratizar o acesso ao hermético mundo da Justiça”. Site Lava Jota.

A ferramenta foi criada pelo JOTA, site especializado em cobertura jurídica, em parceria com a Digesto, empresa de tecnologia com foco na mesma área. O projeto ainda conta com apoio da Transparência Internacional e com tecnologia Power BI, da Microsoft.

“Nos últimos três anos, a operação Lava Jato já deu origem a mais de 900 processos judiciais e produziu milhões de páginas de documentos. A imensa maioria das informações é pública e está acessível nos bancos de dados dos tribunais brasileiros. Chegar a elas, no entanto, é tarefa para iniciados. Só consegue ler os processos da Lava Jato quem souber usar os herméticos sites dos tribunais e, em muitas vezes, apenas aqueles que tiverem os números dos processos e suas respectivas chaves eletrônicas”, conta o JOTA ao explicar por que se decidiu pela criação do buscador.

O Lava JOTA pode ser acessado por meio deste link. É possível filtrar os resultados por processos, envolvidos, tipo de arquivo e consultar gráficos.

Deixe seu comentário