Anúncio oficial foi feito nessa segunda-feira. FOTO: ACOM/ZANATTA

O prefeito eleito Gustavo Zanatta confirmou nessa segunda-feira, 23, o segundo nome do primeiro escalão de seu governo. A nutricionista e sanitarista Silvana Aparecida Furtado de Souza Schons, de 55 anos de idade, será a nova secretária de Saúde de Montenegro.

“É uma honra muito grande poder trabalhar junto desses dois jovens (Zanatta e o vice, Cristiano Braatz) que estão com bastante vontade de dar uma cara nova para a cidade; e a Saúde, certamente, não escapará dessa questão de inovar algumas práticas”, destaca Silvana.

A nova secretária é servidora pública aposentada no início deste ano, após 35 anos de serviço. Dentre os principais pontos de sua carreira, estão os dezoito anos de atuação na Vigilância Sanitária do Município, onde enfrentou o desafio de reorganizar o setor em meio a um período em que o Estado estava passando várias atribuições de vigilância aos municípios.

Silvana chegou a ser chefe da Vigilância no ano de 2012 e, após, entre 2015 e 2020. Lá, criou o projeto “Pequenos Vigilantes” – iniciativa pensada para educar jovens sobre a importância dos cuidados com o manejo dos alimentos, dentre outras demandas do setor – que já foi reconhecida e replicada em vários municípios gaúchos. Mais recentemente, tomou a frente da luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue e a zyka.

“E a ideia é continuar trabalhando assim, com vontade de trabalhar, vontade de acertar e sempre para o bem coletivo”, pontua a escolhida. “Vamos dar o melhor para que a comunidade possa ir avançando em alguns pontos e, em algumas questões, vamos dar continuidade, principalmente nas coisas que funcionam”.

Silvana, que tem pela frente a continuidade do enfrentamento à pandemia como um dos principais desafios, promete um olhar humanizado aos colegas e à comunidade; e também o fortalecimento de vínculos com a rede de saúde e o Hospital Montenegro. “Trabalho é a palavra que a gente tem escutado do prefeito Gustavo e do vice Cristiano. Agora, vamos tentar, dentro desse contexto de dificuldades, ousar e fazer um pouco diferente”, finaliza.

Deixe seu comentário