Solenidade ocorreu na manhã de hoje, com destaque ao sistema diferenciado da nova escola de Ensino Médio
“É momento muito importante não só para Montenegro, mas também para o Estado e o País”. A declaração é do presidente da Fiergs, Heitor Müller, sobre a inauguração da Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro. A instituição iniciou suas atividades com um sistema diferenciado em que o ensino teórico e o prático andam juntos.
Müller salienta que a indústria está cada vez mais tecnológica e o mercado de trabalho requer pessoas que tenham conhecimento para atender esse avanço. “Precisa-se de pessoas que fiquem na frente do computador e façam as máquinas trabalharem”, observa. A proposta da nova escola do Sesi é formar alunos em condições de atenderem as novas exigências do mercado. A de Montenegro é a terceira a inaugurar no Estado.
A primeira escola foi instalada em Pelotas e serviu como projeto piloto. Sua primeira turma formou-se no ano passado, ano em que houve também a inauguração da segunda, em Sapucaia do Sul. A próxima será inaugurada em Gravataí, em março. Outras duas estão sendo projetadas para São Leopoldo e Caxias do Sul.
O superintendente do Sesi no Rio Grande do Sul, Juliano Colombo, lembrou que, em 2012, a entidade repensou sua forma de atuação na educação. “O resultado dessa reflexão foi que deveria fazer uma escola inovadora”, afirma. “Construímos o modelo e aqui estamos inaugurando a terceira”, acrescentou.
O presidente do Conselho Consultivo do Sesi/Montenegro, Aristides Inácio Vogt, lembrou a visita à escola de Sapucaia do Sul quando percebeu a qualidade de ensino e o reflexo na formação dos alunos. “Tivemos ainda mais segurança de que é algo transformador”, afirma.
O prefeito Luiz Américo Alves Aldana recordou o período em que se começou a falar sobre a implantação de “uma escola de ponta”. Ele elogiou a instituição e também a apresentação da Orquestra Jovem do Sesi, que se apresentou no início e no encerramento da cerimônia.
Representando o governador José Ivo Sartori no evento, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, também salientou a importância da educação. Indicando as palavras “Escola do Sesi” escritas no alto da parede, ele observou quantas interpretações podem ter a união de duas palavras com forte significado. “São dois signos fortes”, declarou. “A imponência do prédio parece que te abraça e impulsiona”, acrescenta.
Ainda há tempo de se matricular
As aulas iniciaram no último dia 13 e os alunos participaram da solenidade de inauguração realizada ontem. A gestora do educandário, Riviane Bühler da Rosa, afirma que há 57 alunos matriculados, mas interessados ainda podem ingressar na escola. “Até o início de março”, acrescenta. Ela observa que há atividades pela manhã e tarde. Os estudantes podem levar almoço pronto e utilizar o refeitório para aquecer e comer ou, se preferir, ir para casa fazer a refeição. A escola fica na rua Campos Netto, 455, no bairro Senai.