Foto: Divulgação/SES

Começou nesta quinta-feira, 23, o processo de vacinação de servidores da secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) contra três tipos de gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

As vacinas são distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e pela Vigilância Epidemiológica. Para evitar aglomeração, a aplicação ocorreu na portaria do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) –  e foram destinadas aos servidores penitenciários do prédio e a forças policiais.

Nas penitenciárias do Estado a campanha da vacinação iniciou no dia 16. As 2ª, 5ª, 8ª e 10ª Regiões Penitenciárias, respectivamente Região Central, Região Sul, Região Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana, estão imunizando apenados e seus servidores.

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, servidores do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio, com foco em pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

A vacinação segue até 22 de maio, e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. Na primeira fase, que começou em 23 de março, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas, conforme o governo do Estado, e 84% da população estimada de profissionais de saúde, cerca de 260 mil pessoas. No total, aproximadamente 1,5 milhão de doses já foram aplicadas no RS.

Deixe seu comentário