Será o maior espetáculo que Brochier já assistiu

36 ANOS. História será contata em peça teatral com 300 artistas locais

Será épica a noite dos 36 anos de emancipação política de Brochier, quinta-feira, dia 11. Cerca de 300 artistas locais, todos moradores e voluntários, transformarão o largo do Parque Municipal em palco pelo qual passará a história da formação da comunidade. A peça teatral “Uma Viagem pelo Tempo” é adaptação da diretora Tuti Kerber ao livro de mesmo nome, escrito pela montenegrina Tatiana do Espírito Santo, com coautora e pesquisadora a professora brochiense Leani Veiga Koppe; e ilustrações de Gerson Tasca.

A diretora destaca, antes de tudo, que este é um projeto audiovisual financiado pelo Ministério da Cultura através de seleção na Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Brochier. O espetáculo será filmado para virar documentário, que será exibido gratuitamente nas escolas do município, na Associação Pestalozzi para Pessoas com Deficiência e no Lar de Idosos São João. “Se tu não ensinar a história, ela se vai com aqueles que também se vão”, defende Tuti.

Wagner Bauer e Rafael Reinheimer serão os irmãos pioneiros vindos da França para morar na região

Ela observa que há poucos registros oficiais da colonização nas terras onde hoje é Brochier, iniciada pelos franceses João Honório e Augusto Brochier. Muito deste conhecimento tem sido os relatos orais dos idosos através dos tempos. Justamente é assim que começa a viagem, pela curiosidade de dois meninos dos tempos atuais. Estes possuem os mesmos nomes dos imigrantes, interpretados por Pedro Lermen (Augusto) e Tauan Luis Hass (João), o que chama atenção da mascote da cidade Carvozito, feito por Douglas Modzelan.

O trio embarca no trem a vapor que cruzou a cidade – estilizado a partir de um Fusca pelo artista plástico Sidnei Machado – visitando momentos e locais fundamentais a construção da identidade de Brochier. Enquanto a narração acontece, os fatos passarão diante dos olhos do público. “Será uma mega produção, inédita em Brochier”, promete a diretora.

Em frente à concha acústica passarão cavaleiros, motociclistas, dançarinos, corais, terno de reis, atletas, Banda Marcial e a Orquestra Municipal, e muito mais. No fundo do palco um telão projetará recordações, em uma cenografia viva. “Há muita gente se dedicando! Eu gostaria que as pessoas viessem fazer parte deste momento histórico”, ressalta Tuti Kerber, que também é filha de Brochier.

Leani resgata a história de sua Terra
A coautora Leani Koppe é professora em Anos Iniciais e de Língua Alemã, pesquisadora de Genealógica e sobre a Imigração Alemã, que completa 200 anos. Estes resgate tem sido escrito em linguagem volta as crianças, tanto em Português quanto em Alemão, com apoio do Consulado daquele país.

Autores Tatiana, Leani e Tasca entregando o livro ao prefeito Clauro Josir de Carvalho (C) no Natal passado

Em relação à pesquisa sobre o município, teve um importante momento quando a 7ª Série na Escola Estadual Erni Oscar Fauth, do professor Norton Coreia, pediu sua ajuda em trabalho de campo. “Fomos visitar pessoas idosas da família Brochier e o local onde ficava a serraria dos Irmãos Brochier”, recorda.

Aquele momento ficou na mente da docente, motivando recente início à pesquisa das origens de sua comunidade de nascimento. O resultado foi o livro que a autora e professora Tatiana adaptou ao público Infantojuvenil. A obra “Uma Viagem pelo Tempo” foi distribuída gratuitamente pela Prefeitura no Natal passado.

Em sua biografia Leani tem ainda os livros “Viajando com Esperança para o Desconhecido” e “Criando Raízes entre a Perseverança e a Guerra”. Os projetos para 2024 são a obra “A Imperatriz Leopoldina, uma Heroína do seu Tempo”; e em agosto viajará para a Alemanha, dentro da programação dos 200 Anos da Imigração.

Uma Viagem pelo Tempo
Quando: dia 11 de abril – quinta-feira
Horário: 19h30min
Local: Concha Acústica do Parque da Expofesta/ Brocheir
Entrada gratuita – dentro da programação do aniversário
– depois tem baile com Super Banda K’anecus, primeira atração do XIII Rodeio Crioulo
*haverá cobertura para caso de chuva, e é preciso levar cadeira

Últimas Notícias

Destaques