Mascara foi incluída na pilcha para a Expansão da Chama Regional em Montenegro. Foto: Arquivo 15ª RT

A Chama Crioula foi acesa em várias cidades do Rio Grande do Sul neste final de semana. Devido a pandemia da Covid-19, neste ano cada Região Tradicionalista (RT) gerou seu próprio símbolo da Semana Farroupilha e os eventos culturais serão ‘online’. Inclusive, as tradicionais cavalgadas para buscar a Centelha em evento estadual foram canceladas. Montenegro sediou a Geração e Expansão da Chama da 15ª RT, em cerimônia restrita no CTG Os Lanceiros e transmitida pela rede social Instagran da entidade, sábado, dia 5.

“Uma solenidade simples em função das restrições impostas pela pandemia, mas de modo a manter as Nossas Tradições”, salientou o coordenador da Região, Edgar Barnasque. Durante a Semana Farroupilha de Montenegro serão desenvolvidas inúmeras atividades no formato digital, iniciando por esta sexta-feira, dia 11 (veja box).

A programação local segue a orientação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que não deixará a distância afetar orgulho de ser Gaúcho. A entidade promove os Festejos Farroupilhas 2020 como a primeira edição online, e celebrando os “Gaúchos sem Fronteiras”. Entre os destaques estão o Festival Internacional de Gineteadas e a Missa Crioula; mas, especialmente, o Sarau Gaúchos Sem Fronteiras.

Ele vai ao encontro do tema central deste ano, que celebra os gaúchos que deixaram o estado para viver em outras querências, e assim abre oportunidade de reunir artistas gaúchos espalhados pelo mundo. A programação também prevê a transmissão de lives patrocinadas de artistas. Tudo em transmissões ao vivo pelas páginas do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho e do Jornal Eco da Tradição no Facebook; e pelo canal Eco da Tradição no YouTube. Inclusive, a primeira foi uma Missa Crioula celebrada domingo no CTG Querência da Serra, em Salvador do Sul.

Programação da Semana na 15ª RT
-Dia 11 – Sexta-feira – 19h30min
Live no Instagran “O papel da poesia em nossas vidas”
-Dia 12 – Sábado – 19h30min
Vídeo conferência no Google Meet “Apresentação das Pesquisas da Reculuta”
-Dia 13 – Domingo – 9 horas
Evento Cultural no Google Mett “Tradição e Afeto”
-Dia 15 – Terça-feira – 20 horas
Live no Instagran “Gaúchos Sem Fronteira”
-Dia 17 – Quinta-feira – 9 horas
Google Meet Sarau de Poesia “Vivências e Versos”
-Dia 18 – Sexta-feira – 19h30min
Evento no Google Meet Cante 15ª RT
*A programação estadual está no endereço https://www.mtg.org.br/secretaria/festejos-farroupilhas-terao-diversos-eventos-online/?fbclid=IwAR0WQGSQvsL482Pug3wf1Tz9Ro-He_moiBJ8_kH9HPD5PruwwsDqCJi79p4

Internet derruba a última fronteira aos desgarrados da querência
Para a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, este será um Setembro para os gaúchos reafirmarem seu amor pela cultura e pelas tradições. “Não teremos a maioria dos eventos presenciais. Mas, por outro lado, poderemos agregar, nessas transmissões, gaúchos do mundo todo”, afirma. Ela ressalta que os próprios homenageados serão promotores da importância que tem a sua divulgação da identidade regional.

Haverá poucos eventos presenciais, e sem presença de público, como o 2º Rodeio Farroupilha, em Santa Maria, no dia 13. E o Movimento, assim como órgão de Saúde, exigirá o cumprimento de todas as medidas sanitárias e de distanciamento.

As comemorações em Porto Alegre (1ª RT) serão abertas nesta segunda-feira, dia 7, quando a Chama Crioula será gerada a partir de centelha retirada da pira da Pátria, no Parque Farroupilha. Os eventos online do “Galpão Universo Virtual” serão gerados ao vivo e direito do Parque da Harmonia, sem público, em substituição ao Acampamento Farroupilha.

Deixe seu comentário