Na semana do Dia do Índio, seminário abordará a realidade dos povos indígenas hoje em dia, desconstruindo ideias preconceituosas que ainda existem. FOTO: ARQUIVO/JORNAL IBIÁ

A Prefeitura de Montenegro e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores realizam uma programação especial nesta semana do dia 19 de abril, data em que é comemorado o Dia do Índio. As atividades têm início já na nessa segunda-feira, 15, e seguem até o dia 18.

Dentre as atrações que serão desenvolvidas, está o seminário “Construindo respeito – luta e resistência dos povos indígenas no Brasil”, que abordará a realidade dos povos indígenas hoje em dia, desconstruindo algumas ideias preconceituosas que ainda existem. Lá também serão apresentados dados e informações sobre a população indígena no Rio Grande do Sul e também em Montenegro, evidenciando a presença dos índios e a importância de reconhecer as especificidades desses povos.

Também está entre as atividades um projeto de extensão da UERGS, o “Diversidade Cultural: memória, cultura e identidade kaingang” que surgiu em 2016, e que, neste ano, pretende investigar tradições culturais relacionadas à musicalidade e dança oriundas do povo ameríndio. Além disso, acontecerão feiras, exposições e rodas de conversa sobre o tema.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Data: 15-04
Horário: 9h30min
Local: Plenário da Câmara de Vereadores
Atividade: Seminário “Construindo respeito – luta e resistência dos povos indígenas no Brasil”, ministrado por Kassiane Schwingel

Data: 16-04
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Rui Barbosa
Atividade: Feira de Arte e Artesanato indígena

Data: 16-04
Horário: 14h
Local: Praça Rui Barbosa
Atividade: Exposição de Arte Indígena do Projeto de Extensão da UERGS: “Diversidade Cultural: memória, cultura e identidade kaingang”

Data: 16-04
Horário: 17h
Local: Praça Rui Barbosa
Atividade: Roda de conversa com a fala de liderança da aldeia Por Fi Gã, de São Leopoldo, a Sueli Thomas e a bolsista Rosemari Fiuza com o tema: “Ser mulher indígena é”

Data: De 15-04 à 17-04
Horário: Das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min
Local: Câmara de Vereadores – Espaço Cultural André Zanatta
Atividade: Exposição fotográfica: “Povo”, Kaingang: “Vida e Sabedoria”

Data: 18-04
Horário: Das 18h30min às 20h
Local: Câmara de Vereadores – Espaço Cultural André Zanatta
Atividade: Exposição fotográfica: “Povo”, Kaingang: “Vida e Sabedoria”

Data: De 15-04 à 18-04
Horário: Das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min
Local: Museu Histórico Nice Antonieta Schuler
Atividade: Exposição: ““ Escavando” informações sobre nossos antepassados”

Deixe seu comentário