2ª Parada Livre de Montenegro acontece no domingo, 25, na Estação da Cultura. Foto: Arquivo Ibiá

Durante as atividades, será elaborada uma carta de compromissos com as diretrizes concebidas durante debates

Inicia hoje, 21, em Montenegro, a Semana da Diversidade, com encontros, rodas de conversa e cine debates. Durante a programação, diversos temas serão debatidos e estudados entre profissionais, comunidade montenegrina e o público LGBT, na sala Braskem, na Estação da Cultura. As atividades seguem até o domingo, 25, quando acontece a 2ª Parada Livre LGBT de Montenegro.

De acordo com os organizadores das atividades, a ideia principal tem como objetivo “levantar a discussão sobre eixos que fundamentam nossa sociedade para construção de um documento público a cerca da demanda da comunidade LGBTT”, informa o projeto da Semana da Diversidade. Três temas serão os pontos centrais das discussões: educação, saúde pública e segurança pública.

Os temas que serão discutidos surgiram a partir dos assuntos mais comentados e questionados nas reuniões do coletivo LGBTT Íris. Segundo Ezequiel Souza, 30 anos, membro do coletivo e um dos organizadores da Semana da Diversidade, o grupo nasceu em 2015 por iniciativa de pessoas que acharam necessário ter uma organização para a comunidade LGBT de Montenegro.

Com reuniões periódicas, o grupo visa fortalecer e dar apoio ao público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e toda a comunidade da diversidade sexual. “Já colaboramos na organização da 1ª Parada Livre da cidade no ano passado e neste ano trouxemos uma inovação ao evento, que é a Semana da Diversidade”, diz Souza.

Ezequiel é um dos organizadores e define a semana como um momento de fortalecer a comunidade LGBT. Foto: Arquivo Ibiá

Ezequiel também destaca que se faz necessário buscar soluções para problemas sociais e carência de políticas à comunidade LGBTT. “A partir destes encontros será elaborada uma carta de compromisso da sociedade com a comunidade compreendida pelos LGBTs”, afirma o organizador e membro do coletivo. O documento será elaborado durante os encontros e será assinado para a entrega às autoridades.

Após as ações de discussões sobre temas e políticas públicas, um momento de confraternização e entretenimento deve acontecer no domingo, 25. A 2ª Parada Livre LGBT Montenegro vai apresentar atrações artísticas, que até agora somam 16 confirmações. Drags montenegrinas devem fazer a apresentação de abertura do evento, juntamente com outros artistas locais e de outras cidades. “Queremos valorizar os artistas locais”, aponta Ezequiel.

A festa acontece na Estação da Cultura e terá atrativos para todos. Uma praça de alimentação será montada, além de um espaço de conscientização. Música ao vivo e som com DJs também vão animar o público, que pode aproveitar das 15h às 20h a comemoração da diversidade.

Programação Semana da Diversidade
21/11 – Quarta-feira:
Horário: 14h às 16h
Local: Espaço Braskem, Estação da Cultura.
Tema: Educação como espaço de todxs
Mesa: Adriana Souza, Cláudia Penalvo, Lucas Brum e representante do coletivo.

22/11 – Quinta-feira:
Horário: 14h às 16h
Local: Espaço Braskem, Estação da Cultura.
Tema: Saúde pública para comunidade LGBTT.
Mesa: Fabiana Moraes, Ana Martins, GustavoDeon e representante do coletivo.

23/11 – Sexta-feira:
Horário: 14h às 15h30min
Local: Espaço Braskem, Estação da Cultura.
Tema: Segurança pública pra quem?
Mesa: Gabriela Piardi, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e representante do coletivo.

Horário: 15h30min às 17h
Local: Espaço Braskem, Estação da Cultura.
Tema: O mercado de trabalho e os LGBTTs
Mesa: ACI, SINE, CIEE, Acerta assessoria empresarial

24/11 – Sábado
Horário: 15h, na Estação da Cultura.
Programação: Reunião geral aberta à comunidade: avaliação dos painéis, construção e encaminhamento de documento público referente as demandas apresentadas pela comunidade LGBTT durante a semana.

25/11 – Domingo:
Horário: 15h às 20h
Local: Estação da Cultura.
Evento: 2ª Parada Livre LGBT, de Montenegro

Deixe seu comentário