Última edição foi um sucesso no município

Nesta edição o Dia do Descarte Correto será diferenciado

Com foco na preservação do meio ambiente e conscientização da população, a 6º edição da Semana da Água de Montenegro terá início nesta segunda-feira, 28, com formação online para professores da Rede Municipal de Ensino. Devido à pandemia do novo coronavírus, diversas atividades online serão realizadas, mas o destaque das ações será o recolhimento de móveis inservíveis, além de outros resíduos, no Dia do Descarte Correto.

Juntamente com a 27ª Semana Interamericana da Água e 20ª Semana Estadual da Água o tema deste ano é “Cuide da Água. Compartilhe Saúde”. “Em tempos de pandemia o contexto é de solidariedade, de cuidar do próximo, e nada como a água para promover saúde. Olha como a gente precisou dela para se higienizar e combater a transmissão e o contágio da Covid. Então cada vez é mais imprescindível se ter disponível a água potável”, comenta a educadora ambiental, Daniela Garateguy.

Através de palestras, teatros online e formações online será trabalhada a educação ambiental no município. Além disso, seguindo todas as medidas de prevenção duas atividades presenciais ocorrerão na Orla do Rio Caí.

No dia 1° de outubro haverá uma ação de arte de rua, na beira do Rio Caí. Um artista dará vida a uma obra com o tema “Preservação do Meio Ambiente”. Já no dia 2 terá o famoso Dia do Descarte Correto, mas dessa vez a edição é especial.
Com o objetivo de orientar a população a descartar corretamente resíduos como pilhas, baterias, celulares, eletrônicos, óleo de cozinha, vidro, papel, papelão, plástico, tetrapack e artigos de linha branca, o Descarte Correto também aceitará móveis inservíveis da população montenegrina.

Para isso, é preciso retirar senhas e receber orientações na Secretaria de Meio Ambiente, na rua Cel. Apolinário de Moraes, 1705, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. Caso chova, as duas atividades presenciais serão transferidas.
Segundo Daniela, o evento é uma mobilização social que envolve assuntos ligados a preservação e consumo consciente da água. “O objetivo é direcionar o olhar para a importância da água como promotora de saúde e como recurso vital para tantas utilizações diárias”, completa.

Programação
Dia 25 – Sexta-feira
9h30 – Evento de Abertura da Semana da Água Estadual – Cerimônia de abertura com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e demais autoridades, seguida da palestra “Potencialidades e limites da educação ambiental no contexto do saneamento e da saúde única”, da especialista Renata Ferraz de Toledo (USP), além de apresentações de cases da plataforma H2Oje, da Corsan, e da FURG. (Transmissão através do link: http://bit.ly/aberturaSIA)

Dia 28 – Segunda-feira
9h30 – Evento de Abertura da Semana da Água Municipal – Formação com os professores da rede municipal em parceria com o Instituto Akatu

Dia 29 – Terça-feira
Livre acesso – Teatro de bonecos disponibilizado através do canal do grupo teatral Pregando Peças (Transmissão através do link: http://youtu.be/bCE9xHM_N5c)

Dia 30 – Quarta-feira

Livre acesso – Palestra sobre potabilidade e qualidade da água com o especialista Fernando Silveira Dutra da Silva (Transmissão através do link: https://youtu.be/iwc2gT9LrPs)

Dia 1° – Quinta-feira

8h30min às 16h30 – Grafite na Orla do Rio Caí – Obra de Arte urbana em muro em alusão a preservação e proteção do meio ambiente.

Dia 2 – Sexta-feira
9h às 16h – Dia do Descarte Correto – No intuito de orientar a população a descartar corretamente resíduos como pilhas, baterias, celulares, eletrônicos, óleo de cozinha, vidro, papel, papelão, plástico, tetrapack e artigos de linha branca, na Orla do Rio Caí. A SMMA promove este evento, no formato de drive thru com a finalidade de despertar consciência de preservação e proteção ao meio ambiente.

Deixe seu comentário