a abertura da Semana Municipal da Água contou com a presença de representantes de diversas entidades

A programação vai até sábado, com mutirão de limpeza e plantio de mudas no Cais do Porto das Laranjeiras

Na de tarde de ontem, 19, teve inicio a Semana Municipal da Água, na Praça Rui Barbosa com a exposição de resíduos sólidos coletados em diferentes pontos da cidade. O objetivo da mostra em local público é reforçar a necessidade da separação e destinação correta do lixo para evitar a poluição das águas.

Como parte da programação, estão previstas diversas atividades durante toda a semana. No total, serão seis dias, dos quais três com ação de educação ambiental nas escolas Walter Belian, Ivo Bühler (Ciep) e Manoel José da Mota. Nessas instituições haverá palestra sobre a importância da água, separação de resíduos e preservação das matas, seguida de plantio de mudas de árvores nativas.

as pilhas de lixo que faziam parte da exposição chamaram a atenção de quem passou pela praça central

A abertura oficial ocorreu às 14h, com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael de Almeida e a assessora especial, Joana Mara dos Santos, a técnica química da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Montenegro, Cristiane Costa e o chefe de gabinete do prefeito, Edar Borges Machado. Na ocasião, o secretário Almeida destacou o tema desse ano.

“Nesse evento que acontece a nível mundial, o município também participa trazendo assuntos sempre referente a água. Dessa vez, buscamos abordar a coleta, o descarte correto e incorreto do lixo, já que notamos que a comunidade tem despejado resíduos em área de preservação permanente, como rios e nascentes”, disse o secretário.

Durante o evento, pilhas de sofás, pneus, eletrodomésticos e tantos outros rejeitos ficaram expostos na praça. Esses materiais foram retirados de locais onde era proibido jogar lixo. “Devido as sérias consequências desse problema, procuramos conscientizar as crianças, os jovens e os adultos, buscando despertar esse interesse”, ressaltou Almeida.

A exposição chamou a atenção de quem passava pela praça, como aconteceu com o comerciante Alexandro Griebeler. Acompanhado dos dois filhos pequenos, ele aproveitou o momento para dialogar com as crianças sobre a importância de não poluir os recursos hídricos. “A água é vida e isso deve ser ensinado desde casa e aprimorado nas escolas”, comentou o comerciante. “É necessário divulgar mais iniciativas como essas para que as pessoas aprendam mais sobre educação ambiental”.

Além de orientações sobre o descarte correto do lixo, na abertura da Semana da Água as pessoas também ganharam mudas de árvores para plantar em casa.

A artesã Emilia Lopes Nunes aproveitou a oportunidade e levou duas. “Se cada cidadão plantasse uma muda, o país estaria bem melhor ambientalmente falando”, destacou a artesã. “O papel de reeducar é bem mais complexo, diante disso, percebemos a necessidade e importância de debater mais educação ambiental”.

Separação do lixo faz a diferença

Uma simples iniciativa de separar o lixo seco do orgânico determina se ele será reciclado ou encaminhado para os aterros sanitários. É o que diz a assessora especial da secretaria municipal de Meio Ambiente, Joana Mara dos Santos. “Esse simples gesto quando nós estamos gerando resíduos faz com que ele seja 100% reaproveitado pela reciclagem, reduzindo assim, os impactos ambientais” disse.

produtos feitos a partir de materiais recicláveis ficaram expostos na Praça durante a cerimônia de abertura

A orientação é separar alimentos, restos de ervas e tudo aquilo que é orgânico em uma sacola e, em outra, tudo que é seco como papel, plástico, papelão, entre outros. “A falta dessa separação faz perder todo o valor de coisas que podem ser recicladas ”, diz Joana.

Nesta terça-feira, 20, a Semana Municipal da Água segue com a programação. Das 8h às 11h30min tem palestra e plantio de muda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Walter Belian. Sábado, 23, encerram as atividades com o mutirão de limpeza e plantio de mudas na orla do Cais do Porto das Laranjeiras, às 8h.

Deixe seu comentário