Integrantes do novo circuito agro-turístico começam assim sua divulgação

Dentro da programação da 2ª Semana da Agricultura Familiar de Montenegro, o Centro de Treinamento de Agricultores (Cetam/ Emater) realiza nesta terça-feira, dia 23, um circuito de oficinas. São cinco temas que serão abordados por cada um dos cinco empreendedores que integram da recém criada Rota Fortaleza. O mais novo circuito de agro-turismo na região liga as históricas comunidades de Fortaleza e Sobrado, com visitas em propriedades rurais que oferecem diferentes produtos e experiências.

Produtos cultivados no Cetam e nas propriedades da Rota foram demonstrados

Na Rota Fortaleza é possível fazer passeio de carroção ou caminha por trilhas, conhecer plantas medicinais e alimentos não convencionais, aprender sobre o sistema de cultivo agroflorestal, descobrir como plantar Orquídea e ainda degustar um café da colônia. Foram 46 inscritos que através do sistema de circulação, no qual cada grupo de 10 pessoas passa por todas oficinas, tiveram noção de como são feitos ou cultivados os produtos que foram a riqueza das propriedades da Rota Fortaleza.

A Semana da Agricultura familiar vai até este sábado, dia 27, encerrando com um evento cultural e gastronômico na Casa do Produtor Rural (rua Osvaldo Aranha – bairro Olaria). A organização é da Prefeitura de Montenegro em parceria com Emater/Ascar-RS, Rádio Montenegro FM, Amarti (Associação Montenegrina de Artistas), Unisc, Associação Montenegrina de Piscicultores, Associação de Citricultores de Campo do Meio, Centro de Treinamento de Montenegro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Foi bom o interesse nos temas agricultura ecológica e produtos coloniais

Oficinas da Rota no Cetam: Plantas Alimentícias não Comestíveis; Como Fazer Spritz Bier; Tratos Culturais de Orquídeas; Pães e Keschimier Temperada; Biscoito de Polvilho de Araruta e Artesanato; Pomada de Calêndula e Alfazema

Programação da Semana
Quarta-feira – dia 24
Manhã e tarde – visita à Granja Krantz – Alfama (público em geral e escolas)

Quinta-feira – dia 25
8h30min – visita à produtora de orquídeas Vera Alice Moreira – Rota Fortaleza
13h30min – palestra Gestão Rural: Desafios e Oportunidades – campi Unisc

Sexta-feira – dia 26
Das 10 às 19 horas – Feira da Agricultura Familiar e Oficina de Bonecos em Palha de Milho – praça Rui Barbosa (venda de produtos agrícolas, coloniais e artesanato)

Sábado – dia 27
Das 7h30min às 11h30min – Dia da Casa do Produtor Rural e Encontro de Artistas Rurais – Casa do Produtor Rural (Terno de Reis, declamadores, violeiros, gaiteiros)

De segunda a quinta-feira
– exposição artística com temática “Agricultura Familiar” – Câmara de Vereadores

*inscrições nas atividades ou para apresentação artística dia 27 – na Secretaria de Desenvolvimento Rural: rua Campos Neto, 777 – Senai; ou pelo telefone 3632-8533

Deixe seu comentário