Sombrinhas e guardas-chuva são acessórios usados para fugir do sol

Verão. Com temperaturas beirando os 40ºC, calor chegou com tudo e deve seguir forte por dias

O calor chegou para ficar no país. Costumeiro da estação atual, o Verão, os próximos dias prometem continuar com temperaturas elevadas. Segundo a meteorologista Angela Ruiz, do Clima Tempo, o calor intenso é normal para a época, de dias ensolarados.

“Também porque temos ventos do quadrante norte soprando pela Região Sul, o que favorece o aumento da temperatura”, explica a especialista. Além disso, o terceiro fator seria a presença de uma massa de ar seco, que dificulta a formação de nuvens de chuva.

A previsão para os próximos dias no Vale do Caí é de sol predominante, além do calor intenso. Já no fim de semana, apesar do calorão, os ventos mudam de direção, o que favorece a formação de algumas nuvens. “Há condições para pancadas de chuva isoladas, com raios, inclusive no litoral”, explica Angela. Para a virada do ano, a previsão não é diferente: muito sol, calor e chuva. “Na véspera do Ano Novo, o sol aparece, faz calor e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva isoladas e raios”, finaliza.

Dicas para suportar melhor o calorão
Hidratação
É um dos itens mais importantes para se seguir na estação quente. O corpo libera o calor por meio do suor, eliminando a água e sais minerais do organismo, com a falta destes, o metabolismo fica comprometido. Alguns sintomas que podem aparecer são tonturas, diminuição do desempenho físico e lesões musculares. O ideal é beber água durante o dia, antes que a sede apareça. É importante ficar atento também à coloração da urina.

Roupas leves
No calor é ainda mais importante estar com roupas e calçados confortáveis. O ideal é o uso de tecidos de algodão e malha, que absorvem melhor o suor. O recomendável é deixar de lado os tecidos sintéticos, que impedem a evaporação da transpiração.
Para evitar as alergias, procure lavar as roupas sempre que usar, deixando de lado a repetição.

Exercícios
As atividades físicas são bem populares no Verão. Seja ao ar livre ou nas academias, é sempre bom movimentar o corpo. Mas cuidado! Com os exercícios pode vir também a desidratação! Beba água! Os “esportistas de temporada” também devem se cuidar. Quem não esta habituado deve ir com calma para evitar lesões. Um checkup médico também é super indicado.

Alimentação
Ingerir alimentos que possuem maior quantidade de água em sua composição são ótimas práticas para o Verão. Além disso, frutas e verduras são fontes de potássio, mineral que precisa de uma importante reposição por conta do suor intenso.
Além disso, o consumo de gorduras deve ser evitado, não recomendado por conta da perda de líquido do organismo, evitando a sensação de mal-estar e desconforto. Se for entrar no mar, é mais um motivo para fazer uma refeição leve, composta principalmente por saladas e carne magra.

Fugir do sol
Com dias de sol e calor intenso, o é ideal ficar longe de todos esses raios solares entre 10h e 16h. A exposição excessiva ao sol pode causar hipertemia, que é quando o corpo não estabiliza mais o calor interno, que deve ser de 37ºC, podendo ocorrer desmaios. E lembre do protetor solar!

Deixe seu comentário