Equipamento permite videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e atendimento de emergência - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado apresentou uma plataforma multifuncional que permite videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e atendimento de emergência. Batizado de Totem, o equipamento foi instalado no pórtico de entrada do complexo onde fica o órgão e passa a operar, em caráter experimental, a partir desta semana.

A ferramenta possibilita análise inteligente de vídeo, detectando automaticamente situações de risco. Com ela, também é possível monitorar invasões e circulação de pessoas em áreas restritas, realizando contagem de público e verificando a velocidade de veículos. Futuramente, será possível identificar disparos de arma de fogo.

Totem de videomonitoramento vai auxiliar combate à violência e à criminalidade na capital – Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Por ser equipado com alarme sonoro, auto-falante de grande alcance e giroflex, o mecanismo possui, também, características ostensivas que o tornam um sistema semi-autônomo. Esse aspecto reduz a necessidade de investimentos em infraestrutura de comunicação e pessoal. O cidadão pode acionar por um botão o Sistema de Atendimento de Emergência (190), criando um canal de comunicação que possibilita o deslocamento de policiais de forma efetiva e amplia a capacidade de pronta resposta.

Toda a atividade do Totem é monitorada pela central à qual está integrado. No caso de Porto Alegre, é operado diretamente do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP. Ele permite transmissão de dados, que o torna capacitado para repassar informações por rádio e redes de telefonia fixa, celular, de fibra ótica e via satélite.

Deixe seu comentário