Secretaria Municipal da Saúde oferecerá acupuntura

A partir da próxima segunda-feira, 3, os montenegrinos que sofrem de dores crônicas e agudas poderão contar com mais uma alternativa de tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar a técnica de acupuntura aos usuários do SUS. O agendamento deve ser feito exclusivamente na UBS Centro, na rua Ramiro Barcelos, 2672. Para ter acesso à terapia, o paciente deverá apresentar um encaminhamento de profissional vinculado à rede da Secretaria. A avaliação final será realizada pelo médico acupunturista. O serviço estará à disposição para os pacientes que clinicamente se beneficiarão com o procedimento. A aplicação ocorrerá às segundas e quintas-feiras à noite.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Andréia Coitinho da Costa, a oferta do novo serviço faz parte da implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Denominadas assim pelo Ministério da Saúde (MS), são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. “Conforme for a avaliação dos resultados, podemos ampliar a oferta. Inclusive oferecer também a auriculoterapia”, projeta. O prefeito Gustavo Zanatta observa a importância do novo serviço. “Quem não possui dores crônicas não consegue dimensionar o sofrimento destas pessoas. Estamos felizes por alcançar a elas mais uma opção de tratamento”, comenta.

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China. A inserção das agulhas estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até o cérebro. A prática desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, melhorando a qualidade de vida de pacientes com dores crônicas e agudas.

Últimas Notícias

Destaques