Encontro com a presença de ginecologista e enfermeira ocorre no Centro de Saúde

Acontece na quinta-feira, dia 31, uma roda de conversa para adolescentes em São José do Sul. O evento ocorre nas dependências da secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, a partir das 15h30min. Com a presença de uma ginecologista e uma enfermeira, o encontro terá como tema a prevenção de gravidez na adolescência.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define como criança quem tem até 12 anos incompletos e como adolescente quem tem idade entre 12 e 18 anos.

Conforme lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, o dia 1º de fevereiro dá início à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Levantamento do Ministério da Saúde fechado em 2017 informa que, somente em 2015, foram 546.529 os nascidos vivos de mães com idade entre 10 e 19 anos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em fevereiro do ano passado revelam que, na América Latina e no Caribe, a taxa de gravidez entre adolescentes é a segunda mais alta do mundo, superada apenas pela média da África Subsaariana. Na América Latina e no Caribe, ocorrem anualmente, em média, 66,5 nascimentos para cada 1 mil meninas com idade entre 15 e 19 anos, enquanto o índice mundial é de 46 nascimentos entre cada 1 mil meninas. (ARH)

Deixe seu comentário