Foto: ACOM/Zanatta

A secretária municipal da Saúde, Loreni Cristina Reinheimer, foi convidada pelo prefeito eleito, Gustavo Zanatta, e pelo futuro vice, Cristiano Braatz, para permanecer no cargo a partir de janeiro de 2021, e aceitou o convite. Em entrevista para a Rádio Ibiá Web, no começo da tarde desta sexta-feira, dia 11, Cristina preferiu não falar sobre o convite para permanecer na função de gestora da pasta, mas, horas mais tarde a assessoria do novo prefeito encaminhou nota à imprensa local confirmando a permanência da secretária.

O primeiro nome divulgado para a Saúde foi o da nutricionista e sanitarista Silvana Schons, mas ela acabou desistindo da nomeação por motivos pessoais. Para o prefeito eleito, dar  continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado foi a melhor alternativa.

Zanatta explica que, depois do recuo de Silvana, recebeu inúmeros pedidos pela manutenção da secretária no cargo, tanto de médicos quanto de servidores e usuários dos serviços de saúde. “Este governo foi eleito com o compromisso de ouvir as pessoas e atender as suas demandas. Então, se a comunidade aprova o trabalho da secretária e deseja que ela continue, é isso que a gente decidiu fazer”, reforça. “Além disso, ela está familiarizada com todas as ações de prevenção e combate à pandemia, o que é muito importante neste momento”, acrescenta.

 

Sobre a gestora

Enfermeira obstétrica de formação, Cristina tem várias especializações nas áreas de UTI, Obstetrícia e Bloco Cirúrgico. Em 27 anos de carreira, trabalhou simultaneamente nos hospitais Pompéia e Unimed de Caxias do Sul. Além disso, foi professora nas universidades UCS e Unisc, no próprio Hospital Pompéia e no curso técnico em Enfermagem do Hospital Montenegro. Com MBA em Gestão, comandou a secretaria da Saúde de Pareci Novo entre 2013 e 2016 e, na Prefeitura de Montenegro, está trabalhando desde agosto de 2017.

A secretária diz que ficou feliz com o convite para seguir no cargo, porque isso representa o reconhecimento ao seu trabalho. Ao listar as principais realizações da equipe que comanda, destaca a instalação do Plantão 24 Horas, a renovação da frota da Saúde, a ampliação do número de exames e consultas, a extensão do programa Agentes Comunitários de Saúde e a oferta de especialidades na área da Pediatria. Sobre os principais desafios para 2021, Cristina destaca a vacinação contra a Covid-19. “Já estamos trabalhando na logística e elaborando o plano de trabalho para iniciar assim que as vacinas chegarem”, conclui.

Deixe seu comentário