País ultrapassa a marca de 16 mil mortes pela doença. Foto: reprodução

Uma mulher de 72 anos é o 13º caso de Covid-19 confirmado em São Sebastião do Caí. A informação foi dada na tarde deste sábado, dia 16, pela secretaria municipal de Saúde do Município. A paciente está com sintomas leves e em isolamento domiciliar. O caso foi confirmado por meio de exame realizado em convênio com a Feevale. Dos demais casos do Municípios, cinco são considerados recuperados e oito seguem em isolamento domiciliar.

Na sexta-feira, dia 15, a secretaria estadual de Saúde publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria SES 318/2020, que define as normas de notificação, monitoramento e encerramento dos casos suspeitos e confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente da Covid-19. A finalidade é diminuir a diferença entre os casos confirmados da doença pelos Municípios e pelo Estado. A portaria torna os serviços de saúde da rede pública e privada do Rio Grande do Sul obrigados a notificar imediatamente ao Estado todos os casos de síndrome gripal, hospitalizações e óbitos por SRAG e os resultados de todos os testes rápidos de qualquer procedência.

Para diminuir a subnotificação de Covid-19, foi realizada uma força-tarefa pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para entrar em contato com os Municípios que têm casos confirmados e concluir corretamente a inserção dos dados. Isso fez com que fossem confirmados mais dois casos na cidade de Feliz e um sexto em Harmonia.

No Vale do Caí mais Triunfo, são 104 casos confirmados. Desses, 50 são dados como recuperados. Há um óbito confirmado em decorrência do novo coronavírus na região, o de uma moradora de Montenegro que faleceu em hospital da Capital. De acordo com o sistema do Governo do Estado, que foi atualizado na noite de sexta-feira, dia 15, pela última vez, o Rio Grande do Sul tem 3.695 casos confirmados da doença. Em todo o Estado, são 132 óbitos. O índice de recuperados é estimado em 58%.

Deixe seu comentário