O 20 de Setembro levou à rua Edmundo Lothário Kunrath o tradicionalismo e a história do Rio Grande do Sul, num momento no qual São José do Sul desfilou o seu orgulho de ser gaúcho. O Desfile Farroupilha contou com a participação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Peleadores do Sul, de escolas municipais e da rede estadual de ensino, das soberanas do Município, da escolinha de futebol do Botafogo e da Banda Marcial Municipal.
As entidades que desfilaram buscaram levar ao público um pouco do tema da Semana Farroupilha deste ano: o centenário da Revolução de 1923. Assim, mostrou-se o entendimento de que, apesar das diferenças, é necessário se unir em prol do Rio Grande – união essa mostrada através dos lenços vermelhos e brancos entrelaçados.
A prefeita de São José do Sul, Juliane Maria Bender, a Juli, ressaltou que é sempre importante lembrar a história e valorizar o povo gaúcho. Ela destacou o símbolo da Semana Farroupilha, com o lenço vermelho e o lenço branco entrelaçados, como uma representação da união. “Acho que é nosso intuito também. Um povo que sempre quer trabalhar unido para cada vez mais fortalecer o nosso Estado e Município”, afirmou. Nesse sentido, ela elogiou voluntários de São José do Sul que foram ajudar cidades do Vale do Taquari atingidas por uma enchente histórica a se reconstruírem, bem como os que estão ajudando com donativos.
O patrão do CTG Peleadores do Sul, Oscar Klinger da Rosa, enfatizou a programação realizada no Município ao longo da semana, principalmente junto às escolas. “A gente fica também contente em poder participar disso mostrando para as crianças a cultura gaúcha”, disse.
A celebração farroupilha segue em São José do Sul ao meio-dia com churrasco no CTG Peleadores do Sul, no Ginásio Municipal Reinaldo Alcido Kremer, seguido de fandango. A extinção da Chama Crioula ocorre às 18h.
Confirma imagens do desfile: