Serviço pode ajudar instituição a reduzir deficit financeiro. Foto: Carol Fornasier

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou um pacote de serviços relacionados à Covid-19 direcionados a pequenas, médias e grandes empresas, que envolvem testes diagnósticos, orientações e consultas virtuais. A proposta de levar serviços especializados para empresas já é uma rotina, porém, considerando o cenário atual e que as empresas dos mais variados portes estão sendo impactadas pela pandemia do coronavírus, a Santa Casa passou a disponibilizar a estas um serviço customizado, compartilhando o conhecimento técnico de seus profissionais a fim de auxiliar na realização dos exames com encaminhamentos e coletas em suas próprias unidades, bem como conduzir eventuais casos de pacientes positivados para a Covid-19.

Os serviços relacionados à Covid-19 disponibilizados pela Santa Casa às empresas se constituem em duas opções de testes de diagnóstico (PCR e teste rápido, com resultados em até 48 horas e 24 horas, respectivamente); orientações – que podem ser virtuais ou presenciais – que envolvem desde a escolha da melhor alternativa de exame, o uso correto de EPIs, a avaliação de formatos de controle de acesso dos colaboradores e clientes na empresa até a definição de afastamento de colaboradores do grupo de risco, além de outros serviços formatados de acordo com a necessidade de cada empresa. A contratação dos serviços se dá através dos canais de comunicação com a Santa Casa, no telefone 51 3213-7354 e no e-mail desenvolvimentodeproduto@santacasa.org.br.

“Os exames, que são realizados pelos próprios laboratórios da Santa Casa, são avaliados pelos especialistas do hospital, sem qualquer intermediário externo. Assim, em caso de alguma confirmação de contaminação pelo coronavírus, a nossa equipe médica já realiza os encaminhamentos necessários, considerando os protocolos de segurança indicados em cada caso. Além disso, os nossos pacientes contam com toda a retaguarda de um hospital inteiro da Santa Casa, dedicado exclusivamente para o tratamento destes casos”, explica o gerente executivo da Santa Casa Fabio Etges. Os gestores também poderão contratar o serviço online de consultas do hospital através do Conexão Saúde, programa de atendimentos virtuais da Santa Casa.

Além disto, conforme explica o diretor de operações da Santa Casa Oswaldo Balparda, trata-se de uma alternativa de renda para a instituição que acumula, a cada ano, mais de R$ 136 milhões de déficit em decorrência dos atendimentos que realiza para o Sistema Único de Saúde (SUS). “As novas parcerias que passamos a estabelecer a partir dos serviços especializados para as empresas contribuem para que possamos manter os altos volumes de atendimentos SUS que realizamos na Santa Casa, que correspondem, atualmente a 70% de tudo o que realizamos”, explica Balparda.

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