Em sua 4ª edição, o projeto Mulheres que Brilham do Jornal Ibiá celebra mulheres notáveis de Montenegro. Agora que você já sabe quais são as vencedoras, nos próximos dias, suas histórias serão compartilhadas ao vivo nas redes sociais do Jornal Ibiá. Cada uma delas narrará sua trajetória, desafios e conquistas. Além do reconhecimento, serão hemenageadas no Espaço Braskem ao fim das entrevistas. Acompanhe as redes sociais do Ibiá para conhecer essas histórias inspiradoras. Abaixo, saiba mais sobre cada uma das Mulheres que Brilham em Montenegro.
Cultura
Débora Primaz
Débora iniciou sua trajetória na área cultural e artística em 1989 no extinto Grupo Tarca de Artes Nativas. Foi prenda Mirim da 15ª Região Tradicionalista, ficando entre as cinco finalistas do concurso estadual de 1996. Integrou as invernadas Mirim, Juvenil e Adulta. Em 1999 ingressou no curso de ballet clássico da Fundarte, formando-se em 2006. É formada em Dança- Licenciatura pela Uergs e Pós Graduada em Dança – com ênfase na área da saúde e análise do espetáculo pela PUCRS. Proprietária durante 15 anos da Plié&Cia, agora está a frente da Espetáculo Escola de Arte, que desde 2021 vem trazendo novos projetos na área da dança, incluindo a codireção artística do Desfile de Natal, do Projeto Sonho Encantado de Natal e do Espetáculo Operação Noela ocorrido em dezembro 2023. Desde 2019 é membro do Conselho Municipal de Cultura, representando a área da dança. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Política
Ana Paula Machado
Atual vereadora, foi eleita para esta legislatura com 540 votos na sua primeira disputa ao cargo. Foi a primeira Assessora a se tornar Vereadora, pois a mesma acumulou nove anos de experiência direta dentro da rotina do Legislativo Municipal enquanto assessora do ex-vereador Carlos Einar de Mello, o Naná. É funcionária pública concursada, hoje atuando na Saúde, e tem na área uma de suas principais bandeiras, junto com o empreendedorismo feminino e a causa animal.
Empresarial
Roberta Bergamaschi de Oliveira
Roberta tem 55 anos, é casada há 32 anos com Luiz Fernando de Oliveira e mãe do Pedro, de 29 anos. Em 2003 aceitou o convite do seu marido para trabalhar na LF de Oliveira-Distribuidora Ambev. Atuou em diversas áreas da empresa, mas o foco sempre foi a Área de Pessoal, treinando as pessoas, a implantação dos processos de Gestão e a condução do Programa de Excelência aplicado pela Ambev, em que a LF foi reconhecida com 38 prêmios, além do título máximo concedido a uma Revenda Ambev, o de Embaixador. Foi diretora de Gente e Capacitação da Confederação das Revendas Ambev, onde esteve à frente de vários projetos que tinham como principal objetivo a capacitação e treinamento da Rede de Revendas Ambev do Brasil. Há mais de 20 anos na LF de Oliveira, participou do crescimento da empresa, que atua em 20 municípios e conta com mais de 100 colaboradores. Hoje, lidera toda a Área Administrativa, composta pelos times de Gente e Financeiro, além de participar ativamente da empresa como um todo.
Saúde
Camila Anversa
Natural de Cachoeira do Sul, Camila veio morar em Montenegro em 2002. Enfermeira, é graduada pela Universidade de Santa Cruz (UNISC) com pós graduação em Urgência e Emergência adulto e pediátrico e pós-graduação em Pediatria e Neonatologia e Especialização em Gestão em Saúde Pública. Atuou no Hospital Unimed Vale do Caí, Hospital Montenegro e SAMU Montenegro por 16 anos. Desde 2014 atua como servidora da Prefeitura de Montenegro, na Secretaria de Saúde. Destes 10 anos, a maioria do período no setor de pediatria, coordenação do CAPS e nos últimos dois anos na Gestão da Atenção Básica, coordenando todas unidades de saúde e auxiliando no planejamento das ações dos serviços.
Empreendedorismo
Taís Scheffer
Administradora de 35 anos, casada, mãe e empreendendo no ramo da cozinha artesanal com a Sabores da Serafina em Montenegro. Há quatro anos iniciou seu próprio negócio de bolos, cucas, pães, grissini, bolachas caseiras e muitas delícias da culinária artesanal sem conservantes. Cozinhar é uma das grandes paixões de sua vida e conta como um dos principais ingredientes dos produtos o amor. A ideia do negócio é confort food: comida confortável, que te remeta memórias e te lembre a comida da casa de vó. Foi assim que Taís homenageou a sua avó, dona Serafina que a ensinou a cozinhar em seu fogão a lenha. Taís é ainda membra da Confraria de Empreendedoras e vencedora da 2ª edição do Empreendedoras Braskem 2023.
Assistência Social
Angélica Nascimento Kochenborger
Formada em Serviço Social, com especialização em Arte Educação, Angélica é servidora pública em Montenegro, trabalhou no setor de Alta Complexidade na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, onde contribuiu com a implementação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Atualmente trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Montenegro e é conselheira e vice presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCRAD) do Município.
Voluntariado
Hedi Thomsen
Professora aposentada. Trabalhou no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, onde ajudou no projeto Pró-Guaíba. Foi professora, vice-diretora e diretora. Atuou durante 20 anos no Conselho Municipal do Meio Ambiente, no Conselho Municipal de Educação e no Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico. Atualmente é coordenadora da Ong Parceiros Voluntários. Fundou a Ong Tribos, voluntariado que envolvia os jovens. Ao se aposentar, em 2010, iniciou voluntariado nos asilos com jogo de bingo e distribuição de brinde para os idosos e segue até hoje.
Esporte
Denise e Débora Vargas
Denise começou a correr em 2014 e sempre teve como maior incentivadora a irmã Débora, que já estava correndo há um ano. Até hoje, uma nunca deixa a outra desistir. No decorrer dos anos, a dupla participou de várias provas dentro e fora do estado e na grande maioria com destaque. Nos últimos anos, participaram da Volta do Lago Negro, em Gramado, em dupla, e se tornaram vice-campeãs da prova. Na Summer 48km a dupla se sagrou campeã e na competição TTT, Travessia Torres Tramandaí, a dupla também foi vice-campeã.
Líder Comunitária
Maria Janete Bernardes Francisco
Líder da Pastoral da Criança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, há dez anos trabalha no atendimento a gestantes e crianças carentes. Com o grupo, faz visitas a domicílio e busca parcerias para atendimentos em diversas áreas. No bairro Estação, onde é referência, participou em 2019 do Programa de Desenvolvimento Comunitário da ONG Global Communities e da John Deere, protagonizando ações como a criação de um espaço de lazer aberto pra comunidade. Atualmente, Janete é presidente da Estação Reciclar, que busca matérias recicláveis em comércios, condomínios, empresas e domicílios. Seu maior foco é a construção do pavilhão para que os catadores de materiais recicláveis tenham melhores condições de trabalho.
Rural
Maria Regina da Silveira
Com 61 anos, trabalhou desde criança na agricultura, mas também já atuou em outros setores. Ao casar, voltou para o que saber fazer de melhor: a agricultura. Em 2008 entrou na diretoria do sindicato e em 2013 já passou a ser vice presidente. Em 2016 foi eleita como presidente, função que tem até hoje. Maria Regina passou por várias dificuldades no sindicato, uma delas foi a por ser mulher e outra por questões financeiras, obstáculos que estão superados. Ela trabalha na árdua luta por melhorias para os agricultores.